PORQUE PAIS MÚSICOS FREQUENTEMENTE TEM FILHOS QUE NÃO GOSTAM DE MÚSICA?


  
Carta aos pais músicos (dos meus alunos)

  Pais, é com muito ciúme que começo já reconhecendo que ninguém anseia mais prazeres a esses futuros músicos, que vocês. Mas as vezes a boa intenção vem carregada de ansiedade e é aí que nos perdemos...

  Falando especialmente dos pais músicos, é evidente que o sonho mais comum é um dia tocar com seu filho. Ver os olhos dele se encantando com todas aquelas coisas que enchem os nossos próprios olhos de emoção. A lógica parece até muito coerente: “Eu adoro; me dá prazer, quero que ele sinta isso também!”. Mas o erro fatal está em nos esquecermos do PROCESSO.
  Vocês não foram apaixonados por música desde sempre. No começo passaram anos apenas ouvindo música despretensiosamente. Depois, outros anos ouvindo com algum interesse em saber quais eram aqueles instrumentos. Então, mais um bom tempo tocando algum instrumento sem muito sucesso, e só depois de muita prática tiveram habilidade mínima para tocarem relaxados aproveitando algum prazer! Isso levou tempo... As vezes muito tempo...
  No amor ansioso, é muito comum ver quem transforme a música em algo opressivo, um desfavor com consequências muitas vezes irreversíveis. Minha mãe fez 12 anos de piano, hoje jamais encosta nele. É como servir de almoço todo dia um prato de jiló a alguém que nunca o experimentou e dizer “vamos, faça desse o seu prato favorito pra nós comermos muito juntos!”. Ou trancar numa sala duas pessoas desconhecidas e dizer “sejam melhores amigos rápido para nós irmos passear!”. É como vestir o filho com o uniforme completo do time e dizer “vamos! Ame futebol, faça gols e queira ficar acordado toda quarta-feira até meia noite vendo jogo comigo e se divertindo muito!”. É essa a mesma lógica atrapalhada... entendem?
  A música, como tudo que envolve sentimento, não é algo que pode ser “acoplado”. Ela é conquistada... não deve jamais ser incitada, mas apenas posta à disposição. Como uma mesa de doces que convida à curiosidade de quem passa. Aulas de música não fazem músicos. Professores não fazem músicos. Pais músicos não fazem músicos. Apenas a própria pessoa é capaz de se fazer músico. Cabe aos professores disponibilizarem ferramentas para a evolução, e aos pais cabe apenas e tão somente viabilizar o contato, calmo, crescente, respeitoso. Deixando um instrumento no sofá, por exemplo.. É como uma garota bonita que chama a atenção do Joãozinho todo dia no recreio, até que um dia ele decide ir até ela. É a criança que deve caminhar no sentido da música, e mediante procura, os estímulos para instigar a curiosidade podem ser aumentados. Tocando algum instrumento no quarto ao lado de modo a fazer a criança procura-lo, por exemplo. É um processo, é um namoro, é um caminho...
  Com todo respeito, do “alto” da minha inexperiência muito jovem, sugiro que os aprendam a lidar com suas ansiedades. E torço para que aprendam a ter prazer desde esta fase, que já bonita desde broto.


Atenciosamente, o professor do seus filhos

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