O Homem que teve a sorte de ser assaltado

  Há algumas horas eu estava com a cabeça sob a mira de uma arma. Foi uma situação complicada que não vem ao caso, mas que ressignificou muita coisa. A principal delas foi que precisamos aprender a lidar com RECOMEÇOS. Tudo precisa constantemente de ser renovado. Atualizado. Talvez por isso eu sempre prefira dar flores ao invés de vasos.. Gosto da ideia de que elas morrerão e eu precisarei repô-las a alguém.
  Frequentemente nossa história empaca porque não queremos abrir mão de planos feitos. Muitas vezes a nossa vida para porque não reprogramamos a rota, não nos desapegamos de projetos ultrapassados, medos vencidos e até pessoas que teimamos em não deixa-las ir. O Emicida cantou uma vez que “eu me refaço a cada passo, como reflexo nas poças”, e o Mia Couto escreveu “eu morro só de mentirinha, como as árvores no Outono”. Também ouvi uma história sobre 3 pescadores que voltavam decepcionados de uma pesca no mar da Galiléia, e um poeta sugeriu “joguem as redes uma vez mais! Tentem do outro lado!”. São recomeços.
  Sempre falei que a minha palavra preferida é “resiliência”, pois retrata a capacidade de um bambu ser entortado até o limite e não quebrar. Mas hoje ressignifiquei isso também: Resiliência não pode ser confundida com “teimosia”. Uma insistência cega em repetir algo irracionalmente, em retornar incansavelmente para o lugar onde se estava. O reflexo nas possas se refaz a cada paço sim, mas sempre passa a refletir algo novo. As folhas que caem no Outono não são da mesma cor que as que nascem na Primavera. Aos pescadores a sugestão teve um detalhe importante: “voltem e joguem a rede novamente DO OUTRO LADO”. Entendem meu ponto?
  Foi a Donasereia que disse “Novos ventos só trazem mudanças se soltarmos velhas ancoras”. A vida sem recomeços é uma ilusão infantil, mas a resiliência sem olhar crítico é burrice. Ninguém é obrigado a acertar. Aliás, bonito mesmo é ver quem não para de recomeçar, de tentar de infinitas maneiras. Thomas Edson disse que antes de acender a lâmpada, ele aprendeu 999 maneiras que uma lâmpada não acende. E o Marcelo D2 já gravou mais de 200 músicas porque ainda está “à procura da batida perfeita”.. Drummond repetia “procuro uma canção que faça acordar os homens e ninar as crianças”. E no fundo é só isso mesmo.. Recomeçar, mas com a resiliência inteligente.. E se essa busca for eterna, já valeu mais do que quem vive estagnado, acomodado. Perdido na maldição de continuar eternamente preso na mesma versão de si. Acho que é por isso que eu me encontrei nessa coisa de CrossFit. Por que é como na música, todo dia eu vou lá e NÃO consigo algo. Todo dia eu preciso recomeçar e tentar de novo, entendendo que meu maior obstáculo sou eu mesmo. Seja num piano ou numa barra, de tanto repetir, chega uma hora que o corpo não responde mais e aí eu me pergunto “o que é que eu estou fazendo aqui?”, “porque é que eu estou fazendo isso?”... Na resposta dessas perguntas está a distância entre as pessoas que vivem e as que apenas existem. 

  Pra terminar, me permito a irresponsabilidade de uma sugestão ousada, mas que faz muito sentido pra mim: Aceite o assustador desafio de colocar tudo na balança e encarar as respostas. Seu trabalho é relevante pra você ou apenas te sustenta? Sua religião te faz melhor ou apenas te deixa mais chato? Suas postagens não passam do que você gostaria de ser? Se prender às pessoas que você se prende tem sido saudável? Quanto do seu sonho você viveu hoje? Seu casamente tem valido a pena? O que você está fazendo com seu corpo, seu dinheiro...

Se preciso, recomece logo. Pois tudo pode acabar em um gatilho. 

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



2 comentários:

  1. ...O bom da vida é não pensar no amanhã e sim no hoje...Amanhã já era!!!

    ResponderExcluir
  2. Deste tempo Minoru, sempre o tempo... E o tempo me ensina, sabia?... Me ensina a amar a vida, não desistir de lutar, renascer na derrota, renuncias as palavras e pensamentos negativos, acreditar nos valores humanos e a ser OTIMISTA... Aprendo que o que mais vale a pena,é tentar e não recuar, e o que vale na vida é a nossa caminhada e não o ponto de partida... Portanto é o HOJE, não o ontem e muuuuito menos o amanhã...
    MAIS UMA VEZ... OBRIGAAAADAAAA!!!

    ResponderExcluir