Como morrem os elefantes



Segundo um de meus canais de televisão favoritos, os elefantes velhos quando estão percebendo a morte próxima, se desligam do grupo. Passam a responsabilidade da condução ao próximo da hierarquia e caminham. Dizem que vão até onde a visão dos mais novos não alcança. Lá, imagino eu que choram e morrem.
Ha alguns meses num exame de rotina soubemos que minha avó está com um tumor no pâncreas. Um agravante é uma segunda doença que a impossibilita de sentir dores. Essa acarretou um crescimento tão rápido quanto sorrateiro de um câncer. Semana passada foi a operação. O tamanho avançado fez os médicos abrirem e fecharem minha avó sem que nada pudessem fazer. Mandaram-na até de volta para casa. Não há nada a fazer senão esperar...
(silêncio)
Agora estou assim. Converso com ela, olho seus olhos, ela me responde, faz chá... As vezes não acredito que lá dentro dela tem alguma coisa errada. Parece tudo tão cotidiano.
Ontem foi o almoço de páscoa. Todos fomos. Ela não quis. Parece que deixou ontem o bando seguir o protocolo sozinho pela primeira vez.
Nossa... como estou triste... ...nossa.
Parece que meu peito se aperta contra ele mesmo se contraindo até impedir a entrada do ar. Minhas noites estão compridas e espinhosas. Hoje todos os risos na minha casa são falsos e todas as palavras estão maquiadas.
Meu coração está com câimbra de tristeza. Talvez não escreva mais por algum tempo.

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



23 comentários:

  1. Tenha a certeza de que não somente eu, mais todos os que admiram você e o seu trabalho estarão aqui pra te apoiar.....sempre!

    ResponderExcluir
  2. Meus olhos se encheram de lágrimas... sinta o abraço apertado, o carinho amigo e a força desses seus amigos aqui.

    beijos pra vc e pra sua avó. q deve sorrir sempre q ouve a música dela.

    ResponderExcluir
  3. Profundo silêncio.

    Em respeito a sua dor, que nem de perto eu poderia sentir...

    ResponderExcluir
  4. Há momentos na vida da gente que o sol demora a raiar, e é tudo, e o tempo todo,dor e silêncio..

    ''Se eu lhe desse meus olhos
    Chorarias comigo a tua dor?

    Dou-te meus braços
    Não porque são mais fortes do que os seus
    Mas porque junto com o seu a dor é menor.''

    ResponderExcluir
  5. "E Deus limpará dos olhos toda a lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas."

    ResponderExcluir
  6. Não tenho palavras!
    Apenas saiba que pode contar comigo....
    Se precisar de um ombro amigo, estou aqui! Nem que seja apenas para compartilhar a dor em silêncio.

    Aproveite cada segundo, cada olhar, cada gesto, cada palavra...enfim, tudo o que você conseguir....

    ResponderExcluir
  7. Por mais difícil q seja entender posso dizer q entendo um pouco da sua dor, perdi minha vó a algum tempo, ela teve câncer e infelizmente isso a levou para longe de mim mas pra perto de qm ela mais ansiava estar...
    Entendo tb o silencio, pq na época o melhor pra mim foi ficar em silencio e conversar somente com Ele.
    Como disse a Mah se quiser um ombro amigo ou apenas compartilhar a dor em silencio pode apostar tem sempre um qg pra estar com vc.
    Vou ta orando mais por ti!
    Deus te abençoe demais!
    "Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça" Fil 1.7a

    ResponderExcluir
  8. Talvez eu possa dizer ou fazer alguma coisa, mas tudo é irrelevante. Choro, amigo, porque sinto que dó em você. É a única coisa produtiva que posso fazer. Quem sabe minhas lágrimas consigam regar e fazer crescer uma flor chamada esperança.

    Abraço demorado...molhado.

    ResponderExcluir
  9. (choro)
    (suspiro)

    Queria poder te abraçar agora,
    Fazer parte desse grupo que sempre te acompanha, sentar ao seu lado com eles e compartilhar tambem a tristeza e a dor.Não há muito o que dizer.
    Que o Consolador estaeja com você. Sinta minha presença hoje, através do meu carinho.


    Um simbólico abraço bem mais apertado. Demorado(*)

    Beijo grande.
    Amigo.

    Lys.

    ResponderExcluir
  10. Caro amigo, nesses momentos, em que palavras não bastam, tudo o que podemos fazer, é orar e chorar, por vocês e com vocês... quero que saiba que estou ao seu lado, seja lá o que for necessário fazer por você, farei. Mas uma única coisa eu te peço: PEÇA-ME, se puder te ajudar de qualquer maneira que seja, estou aqui, distante, mas sempre ao seu lado.
    Saiba que nessa noite, minha oração será direcionada a sua tranquilidade com relação ao plano de Deus na vida de cada um de vocês! Amo-te, sinto tua falta.

    Fica com Deus...
    Qlqr coisa você sabe pra qual número ligar... Tentarei te ligar amanhã...

    ResponderExcluir
  11. mano, que o SENHOR te dê forças.

    a graça dEle te basta.

    forte abraço,

    felipe gameleira.

    ResponderExcluir
  12. Essa é a dor doída, que nos faz impotentes diante das dores de seres que tanto amamos...

    Força querido...das fraquezas elas tb brotam...

    Abraços...Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Não ha o q dizer!!!

    Pedirei todas as noites em minhas orações por sua vó, por vc e por toda sua familia.
    Deus sabe o q faz.
    Não deixe o brilho de sua familia apagar, afinal ha mto amor nela, e é desse amor q virá força a todos vcs.

    Abraços...Fica com Deus...

    ResponderExcluir
  14. Olha, nessa hora nenhuma palavra vai fazer sua dor passar, estou passando por um moneto parecido com esse, sinto esta mesma sensação, não sou de chorar(alias, quase nunca choro)mas ja chorei muito esses dias, mas Deus está comigo e me alcamou e rezei pra que tudo de certo.TAmbem tenho medo da morte pois é algo inevitavel , mas penso eles iram pra um lugar melhor que esse, e estão livre do sofrimento.
    Mas como dia a musica do Marcus Menna:
    "Hoje aqui, amanhã não se sabe
    Vivo agora antes que o dia acabe
    Neste instante, nunca é tarde
    Mal começou e eu já estou com saudade

    Me abraça, me aceita
    Me aceita assim meu amor
    Me abraça, me beija
    Me aceita assim como eu sou
    Me deixa ser o que for

    Como as ondas com a maré
    Até onde não vai dar mais pé
    Este instante tal qual é
    Vivo aqui e seja o que Deus quiser"
    Força,e pense no melhor.Abraços

    ResponderExcluir
  15. Caro amigo, a morte é há séculos tema corrente na mente de filósofos, pastores, psicólogos, antropólogos, amigos de roda, parentes, e até mesmo na mesa da trindade. Nesse momento eu creio que não existem palavras que possam aplacar a angústia e o sentimento de impotência. Nesse momento o que posso é emprestar o ombro, chorar junto e deixar que o tempo cumpra o seu papel. Curar algumas feridas, fechar algumas cicatrizes. Mas não esqueça amigo, que antes de s afastarem do grupo eles passam as responsabilidades para quem de direito. Sua avó, cumpriu o seu papel e esta encerrando sua caminhada, e pelo que sei uma caminhada vitoriosa. Cabe a vc agora continuar construindo a história dessa família, e através dessa a história de muitas outras. Não pare de escrever, e de transformar o mundo. Mas se o fizer, que seja por um tempo curto. Um período de introspecção para colocar algumas coisas no lugar, reorganizar a casa. Tomar novo fôlego. E continuar caminhado. Fazendo o melhor No tempo que lhe for concedido. Lembrando que Tb chegará o dia em que será necessário que se afaste do grupo. Mas não hoje. Não agora.
    Estamos junto na caminhada amigo.

    ResponderExcluir
  16. (Lágrimas....tristeza)
    Percebe-se que Minorulândia foi recentemente muito abalada e precisa de reforço, graças a Deus que os habitantes de Minorulândia estão unidos com um único propósito: sentir a dor, abraçar, trazer conforto e estão certos de que o Deus de Minorulândia é tão gracioso que não o abandonará.
    Conte conosco, queremos estar com você nesse momento e pedimos que esse tempo que talvez você fique sem escrever não seja longo.Faça o que você tem de melhor:talvez seja o momento de compartilhar sua dor conosco.
    Minorulândia estará cercada por orações.

    ResponderExcluir
  17. Cara, você tem todo direito de agir desta forma... Meu respeito a você.
    Esse momento é seu e somente quem esta vivendo-o para saber.
    Todavia, não permita que isto atrofie sua alma e cause em seu coração desdem.

    As vezes, ou melhor, sempre vivo picos de alegrias e planícies de tristeza! Caso vc tenha interesse sugiro que leia alguns artigos do meu blog:http://caminhandoerabiscando.blogspot.com/

    Tenho lido os artigos postados, vídeos e músicas, e me causaram muita admiração. Texto sensíveis e sábios.

    Aconselho: "Viva com toda intensidade esse seu eclesiastes 3..."

    Abs, mano!

    Fabio Cabrera

    ResponderExcluir
  18. Cara, você tem todo direito de agir desta forma... Meu respeito a você.
    Esse momento é seu e somente quem esta vivendo-o para saber.
    Todavia, não permita que isto atrofie sua alma e cause em seu coração desdem.

    As vezes, ou melhor, sempre vivo picos de alegrias e planícies de tristeza! Caso vc tenha interesse sugiro que leia alguns artigos do meu blog:http://caminhandoerabiscando.blogspot.com/

    Tenho lido os artigos postados, vídeos e músicas, e me causaram muita admiração. Texto sensíveis e sábios.

    Aconselho: "Viva com toda intensidade esse seu eclesiastes 3..."

    Abs, mano!

    Fabio Cabrera

    ResponderExcluir
  19. Olá! Gostaria de dizer que faz algum tempo que leio alguns posts seus, acho muito interessante porque faz o meu estilo. Há pouco tempo criei um blog sobre Deus e gostaria de ter uma parceria com vocês, algo como uma troca de links ou algo do tipo, também peço a permissão para colocar alguns posts seus no meu blog, é claro com os devidos créditos e deixo vocês à vontade para pôr posts do meu blog no de vocês!

    Fico na espera e aguardo dessa resposta, ficaria feliz se a parceria fosse atada! Grande abraço e continuem nesse mesmo foco e objetivo em prol do Reino!

    www.odeuscontemporaneo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Estarei orando por você e sua familia!!

    Coloque tudo nas mãos de Deus e a vontade d'Ele será feita e ela concerteza é o melhor para as nossas vidas!!

    Que Deus continue a abençoar a vida de vocês!!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  21. Minoru, muita força pra vcs aí... Acho que cada um tem seu tempo por aqui, uns menos outros mais, mas um tempo sábio que depois de nos paralisar com a surpresa de levar quem amamos nos faz entender seus motivos sem dizer uma só palavra...
    Digo isso por experiência... sem limitar minhas reflexões que hoje mesmo se embaralham com as surpresas do mundo...
    Fica bem!

    ResponderExcluir
  22. Peço a Deus o que Ele já tem feito por natureza... Que Ele cuide de você e de sua família no íntimo... Que vivam o momento...Que não antecipem o sofrimento...Não antecipem o luto por mais provável e difícil que ele seja... ainda há vida! Peço a cura, peço que Ele se faça presente... que os faça compreender o propósito dEle seja Ele qual for...Estou conversando com Deus sobre você.(desculpe a demora...e a ausência...)

    ResponderExcluir
  23. Eu queria saber alguma poesia que acalmasse a alma, que entrasse em seu coração a ponto de não sentir dor. Não sei, não posso, mas gostaria. Sinto contigo, chorei quando li, e senti fortemente. Meu Abraço, meu choro, meu silêncio!
    :-\

    ResponderExcluir