Neurônios-espelho



Os canais mais úteis da minha Televisão estão entre o 50 e 60 –Dicovery, Nat Geo, History etc...-. E foi nessa região que ontem, já bem tarde, que eu tive um encontro com algo divino. O programa se chamava Neurônios-espelho.
Leigamente: Neurônios-espelho são células ativadas quando se observa alguém que executa ou sofre alguma ação mecânica visível. Permite ao observador sentir exatamente a sensação do sujeito real da ação.
Seguiram-se explicações por demais detalhadas e experimentos indeferíveis! Pessoas desviavam de bolas tacadas na direção de outras, senhoras gritavam ao verem uma mão de borracha ser cortada e cenograficamente sangrar, um casal se excitou com cenas de outro casal, jovens riram vendo outro alguém que ria e por ai foi.
“É o princípio do 3D.” Dizia o médico muito japonês levantando as duas sobrancelhas enquanto praticamente fechava as pálpebras dos olhos, dando um ar entre o “elementar meu caro Watson” e o “tenho-5-pós-doutorados-que-me-dão-o-aval-à-arrogância” ao discurso.
Acreditam que um vídeo onde uma mulher senta e levanta infinitas vezes possa ajudar como um pré-aquecimento a uma sessão de fisioterapia!
Pra mim tudo fez sentido! Se é que existe mesmo a tal da “marca da promessa” -que os arrogantes de plantão adoram usar para se diferenciar dos humanos- só pode ser isso! O Deus que sigo, um perfeito cavalheiro, só faria tal carimbo se este o fosse o menor possível, elegante, e o principal, em todos nós. A mais bela das marcas já imaginada: Uma célula com o único encargo, sentir o outro. Sofrer junto. Chorar o corte que não é teu. Rir da piada que não se ouviu apenas por ter o riso do outro como suficiente. Gozar na caricia do outro. Ser o outro e se colocar em seu lugar da maneira mais visceral e humana possível, com todos os meus átomos. Em meio ao meu sangue.
Uma beleza irrecusável, por ser uma célula gratuita. Uma compaixão involuntária por tratar de reflexos. Um presente indubitavelmente celeste, de um Deus inegavelmente homem.

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



4 comentários:

  1. Ja tinha conhecimento sobre isso, mas nunca olhei por esse angulo... Muito legal, obrigado. Cresci mais um bocado.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, cara! Você arrebentou!!
    Amilton

    ResponderExcluir
  3. "...Um presente indubitavelmente celeste, de um Deus inegavelmente homem..." Deus que é amor e ama.
    Suellen.

    ResponderExcluir