+Poema -Problema


  Se você mora em São Paulo e passa com frequência na Marginal Tietê, certamente conhece o “carro vermelho destruído”. Este é um carro que por algum motivo está esquecido no acostamento já ha algum tempo. Eu cansei.
  Existem pessoas que constroem tetos, outras distribuem sopas, outros fazem grafites e há também quem plante flores. Decidi que sou capaz de reverberar o poder da minha voz e através disso tornar a vida mais sustentável para os que vivem ao meu redor. Sou motivado a ser útil trazendo mais beleza à minha cidade e para isso usarei a minha poesia. Quando essa não for tecnicamente suficiente, ainda me restará a vontade somada ao ato, e isso por si só já salva. Isso assegurará a eficácia do meu projeto. O poema será o meu sangue.
  “+poema” significa mais respeito, mais educação, mais tolerância, mais versos e menos gritos. A tristeza por vezes é inevitável mas o choro é a matéria prima do samba. Este será meu brado de paz e de vida contra a morte. Farei lápis de meus pensamentos e trabalharei em busca de que as pessoas sorriam mais em seus carros.
  “-problema” não é um convite à alienação da situação de acerca, mas um convite à liberdade de dizer não . Aprendi com um amigo que liberdade é isso, “Ter a personalidade de negar o que não gera vida”. Não beba e dirija, não jogue lixo na rua, não corra loucamente, não mate e não morra. Mas viva e tenha vida em abundancia.
  De hoje em diante espalharei meu sonho pela cidade de São Paulo e por onde mais eu passar. Que minhas palavras, a despeito de minhas limitações como escritor, façam cócegas em quem passa tétrico, seja água para quem passa estufado, seja fôlego para quem passa sem espaço e seja luz onde existe trevas. Quero por meio de meus versos abraçar quem volta de um médico, animar quem volta de uma derrota e me excitar com quem vai apaixonado.
  Clamarei por sorrisos de carro em carro e quando parar para descansar, imaginarei que aqueles ainda estão rindo e isso me bastará. Mais poesia, menos problema. Gerar menos problema, ser menos problema e ser mais vantagem.
  Seja uma vantagem para alguém. Seja sombra para alguém. Se apaixone. Pelo amor de Deus se apaixone por algo! Se apaixone por alguém, por algum doce, por algum programa de televisão, por alguma banda, por alguma música. Não passe por este segmento da linha do tempo sem experimentar a candura da bobeira de quem ama. Ame qualquer coisa, um quadro, um travesseiro, um peixe mas ame verdadeiramente com todas as suas forças. Seja céu.
  Se isso faz sentido, te convido a fazer o mesmo. São cartazes baratos, recicláveis, plastificados e colados com fita dupla-face com força-extra. Tome os cuidados necessários para que sua iniciativa não vire lixo e polua. Feito isso, tire uma foto e me mande para que eu possa ajudar a espalhar.
  Eu cansei, e este é o mais alto que eu consigo gritar.
  Sozinho eu não consigo. Mas eu não paro.

Tetelestai.

(Repasse este link.)

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



4 comentários:

  1. Muito bom, Minoru!

    Pequenos gestos, juntos, são capazes de transformar muita coisa... é nisto que creio!

    Tamo junto!

    Grande abraço,

    José Barbosa Junior

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!!! Bela idéia e bela iniciativa!!!!! Aprecio suas idéias e seus escritos!!!

    ResponderExcluir
  3. Um gesto simples e ao mesmo tempo tão grande podem fazer toda a diferença. Parabéns pela iniciativa.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Primeiro vi o carro, depois o cartaz colado, mas jamais, digo JAMAIS, imaginaria que foi você quem colou. PARABÉNS!

    ResponderExcluir