O Deus pobre da Igreja Universal, e seu exército.


  Tenho pra mim que todos precisamos acreditar em algo. A crença no divino é uma necessidade humana desde os homens das cavernas. Sempre útil para justificar o inexplicável, para encorajar diante do medo, para sentir-se cuidado. Sempre foi assim. Não sabiam a explicação do trovão, é Deus. Não sabiam explicar as pragas na plantação, é Deus. No leito de alguém doente e sem esperança, ter algum objeto celeste ao qual recorrer é sempre uma chance a mais.. Enfim, é algo que criamos para tornar a rotina mais possível, porque viver nem sempre é fácil. Imagina sozinho..
O problema é que também temos em nós uma parte má, dominadora, gananciosa, egoísta. E quando o homem percebeu que a religião poderia ser uma ótima ferramenta para a manipulação do mais fraco, a coisa degringolou. Fomos gradativamente reduzindo Deus aos nossos interesses e à nossa cultura. Inventamos dogmas, cerimônias e rituais. Criamos o pecado e dissemos que ele deveria ser perdoado apenas mediante a “pagamento” (indulgências do século III). Inventamos uma “purificação” para legitimar o extermínio de tudo o que é diferente do que pensamos ser certo (inquisição do século XII). E a coisa foi crescendo até que hoje, para muita gente, religião virou coisa mais cega que torcida organizada de futebol. De repente, para um estar satisfeito o outro precisa ou pensar igual, ou estar aniquilado. O diferente passou a ser errado e deve ir para o inferno (que também é um lugar para onde vão todos, menos nós e os que se parecem com a gente).
  Essa semana vi que a Igreja Universal inventou um exército. Na hora pensei nas Cruzadas! Eram movimentos militares cristãos que saíam da Europa Ocidental para enfiar goela abaixo o cristianismo no povo da Palestina do século XI (ocupados pelos Otomanos Mulçumanos, na época). Achei tudo isso revoltante e decidi explicar meu ponto de vista didaticamente em 3 fotos:

1- Criamos costumes completamente fora da realidade do ser humano e porque é assim, as pessoas vivem em crise tentando seguir algo que é “simples e fácil”. APRENDA A SER UM BOM FIEL: não roube (ok). Não mate (ok). Ignore as vontades sexuais, seja puro de coração, não peque, não fale mal de ninguém, não inveje, ore todo dia, seja feliz e não duvide de Deus e tudo o que acontecer é porque ele quer. Só.

2-Nessa luta incessante consigo mesmo, os seguidores de religiões radicais vão criando uma personalidade bipolar. É como se por fora eles fossem santos, mas por dentro, onde ninguém vê, é o único lugar onde eles podem manifestar suas vontades e curiosidades. QUÃO SANTOS SÃO ESSES SOLDADOS DA UNIVERSAL PARA APONTAREM O DEDO NA CARA DE ALGUÉM?! Nesta foto existe uma mulher, que como todas as outras tem na natureza a vaidade, o gosto pela beleza, a sensualidade. Mas isso foi castrado e ela deve usar roupas que escondem tudo. Porém... O que quero dizer é que perderam a mão. Algo que era bonito e fazia bem, hoje poda, coage, mutila, traumatiza. Faz das pessoas inimigas delas mesmas! Então ficamos procurando “jeitinhos”! As crentes da Assembleia não podem usar calça, só saia. Então usam a saia mais apertada possível.. bem justinha.. Entendem o ponto? Existe uma natureza que não pode ser demonizada!

3-Mas o pior é que não guerreiam apenas com elas mesmas, lutam também contra as outras pessoas! Tudo o que é diferente do meu deus, é do demônio! Eu duvido que jesus seja alguém contra a pluralidade cultural. Duvido que se ele aparecesse hoje ele destruiria os lindos templos gregos, as catedrais romanas, os jardins budistas.. Isso é de uma ignorância sem limites. É ofensivo ao próprio Deus. E criar um exercito para gerar paz?! Exército não é local de homens livres. Exército não é local onde as pessoas podem expressar suas individualidades. Exército não é local de respeitar o diferente, exatamente porque pressupõe -até por conceito- uma unidade de visão, objetivo, parâmetros e até roupas... Exército é feito para lutar contra alguém, inevitavelmente. Deus jamais faria um exército. Ele faria uma festa com todas as cores, todos tipos de comidas, músicas e aromas. Deus é pela paz. Pela unidade dos diferentes, sem que isso exija a destruição das culturas. Tenho pra mim que Jesus, Maomé, Gahndi, Abraão, Buda, Lutero e todos os outros ficariam decepcionados com o que fizeram com suas boas ideias.

  Eu não acredito no Deus de vocês. E se ele for verdadeiro, continuarei acordando todos os dias, compondo músicas e escrevendo textos contra este Deus ruim. Lutarei com todas as minhas forças, pois um Deus tão pobre não serve para ser o meu Deus.

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



0 comentários: