Vamos queimar dinheiro?

   Antes da conversa explico minha definição de cada termo que usarei:
·       “10%” é a fração da conta repassada àquele que serviu o cliente diretamente (garçom).
·       “Oferta” é uma quantia adicional e voluntária dada àquele que presta um serviço já pago. Por exemplo: Eu já pago um serviço de telefone que inclui assistência técnica. Mesmo assim, posso dar um “agrado” ao moço que passou a tarde inteira caçando o tal problema na fiação. Julguei que seu esforço valeu mais do que a quantia que imagino que ele receberá por aquela visita, por isso “o compenso”.
·       “Gorjeta” é um valor dado à algum prestador de serviço no qual a motivação não é a retribuição da satisfação do cliente, mas sim uma pressão cultural ou até mesmo direta do prestador de serviço para com o cliente, forçando que um “ganho por fora” aconteça. Por Exemplo: num hotel, um funcionário leva, sem que eu tenha pedido, minha mala por poucos metros até a porta do meu quarto. Ao final ele espera na porta e faz cara feia se eu não lhe der algum trocado. Sujo igual, é o cliente que oferece uma “gorjeta” em troca de um tratamento diferenciado. Por exemplo: O homem dá 50 reais ao garçom do casamento para ser melhor servido e ainda levar a garrafa de whisky para casa.
  Meu problema é com este último. Fico indignado quando vejo alguém me pressionando a dar-lhe dinheiro. Vale lembrar que é direito constitucional a liberdade de um cliente não pagar nem os 10% de uma conta se não achar merecido! Além do mais, é burrice pagar à mais para receber um tratamento que é seu direito receber com excelência, sem nenhum acréscimo por isso. Acompanhe o raciocínio: Vamos supor que comer numa churrascaria custe 50 reais. O “espertão” paga o garçom com mais $10 para ser privilegiado sempre com as primeiras fatias da picanha. Se mais pessoas fizerem isso no mesmo restaurante, a lógica da “exclusividade” já falhou. E se todos fizerem a mesma coisa, na prática seria como se o valor do rodízio subisse para $60 reais, e isso com o serviço então novamente igual para todos! O valor a ser pago foi aumentado pelos próprios clientes! Tem que ser muito sem-instrução para fazer isso. É matemática!
  Outro dia veio um homem entregar um galão de água aqui em casa. Vamos supor que o galão custasse $6,50 no mercado, mas eu pago $7,50 para recebe-lo em casa. Ou seja, eu já pago um adicional pelo conforto da entrega. O entregador não tem que ficar incomodado porque eu não dei “caixinha”! Mas a burrice não para por aí. Existem aqueles que pagam $8,50 para receberem galões mais novos (galões, botijões e variações são frequentemente reutilizados). Isso quer dizer que, eu que pago tudo certo não recebi o melhor serviço que eles podiam oferecer! Entende o meu ponto? O mesmo acontece com o cara do speedy que não me traz um modem novo, mas sim um “consertado”, já usado em outra casa. Acontece com o garçom que demora pra passar na minha mesa por privilegiar aqueles. Acontece com o motorista do valet que passa outros carros na minha frente, acontece no lava-rápido, na costureira e até no açougue: outro dia um infeliz levou o pedaço de alcatra que a minha avó tinha escolhido! Deu uma gorjeta para o açougueiro e ele disse “tenho uma peça especial para o senhor!”.
  No fundo a lógica é bem simples: Pagar por fora ao invés de reivindicar um bom atendimento é desvalorizar o seu próprio dinheiro que já está pagando por todo o serviço! É, literalmente, o cliente aumentar por conta própria o preço à ser pago. É, literalmente, sem sentido, inconcebivelmente absurdo e assustadoramente burro.

  Na minha cabeça é muito coerente não pagar à mais. E pra você?!

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



3 comentários:

  1. Está com "carradas" de razão caro amigo...Também acho isso!!!. Há locais/países em que a gorjeta está institucionalizada (restaurantes, cruzeiros). Uma coisa é dar por vontade própria, outra é a obrigatoriedade...

    ResponderExcluir
  2. Concordo em parte. O aumento de preços também se dá pelos impostos e lucros abusivos. Podemos considerar isso mais um fator, mas não o único. Abraço camarada. Rs

    ResponderExcluir
  3. Thales, meu amigo de Caruaru, nem eu disse que era o único motivo do aumento de preços...
    abraço.

    ResponderExcluir