100 coisas bonitas


Me perguntaram sobre as coisas que eu acho bonitas. Respondi:

  “Poxa, mesmo eu que sou chato, acho muita coisa bonita. Gosto de tulipas e daquelas margaridas que têm uma pétala faltando. Gosto de como os cheesecakes brincam comigo me seduzindo com a beleza de sereias e depois sempre me decepciono ao comer. Me encanto com senhoras com mais de 67 anos sujas de farinha. Gosto quando minha vó diz “Você adorava dormir aqui ó, na minha teta”. Bonito..
  Acho bonito quando, de carro, eu passo para a faixa da esquerda e simultaneamente o carro da frente passa para a da direita e parece que fizemos uma manobra ensaiada. Céu de inverno é bem bonito. Cangurus-mãe e vidro de perfume. Sempre olho quantas cores têm os buffets de saladas! Acho lindas as fagulhas que voam quando se cutuca uma fogueira e ai elas sobem e se confundem com estrelas...
  Me emociono com o hino da marinha narrando a “brava galera em noite apagada”. A paixão dos metaleiros pelo metal, e como vestem a camisa do Iron Maden com glória e respeito.
  Aprecio mulheres vestidas. Gosto de casais que se entreolham e conversam assim, sem que ninguém entenda. Salada de macarrão, criança com ranho escorrendo e meu avô de meia sobre as ceroulas também acho um barato. Bonito...
  Acho bonito quem se atrasa porque deu um beijo demorado. Acho bonito alguns problemas trigonométricos. Gente que empresta a cama e dorme no chão. Cesta de pão fresco, meia branca, gente que canta parado. Escrever à lápis, pele negra e biquíni amarelo, o colo do seio...
  Acho bonito quando alguém opta por não conseguir sozinho. Coisas gratuitas e surpresas em cima da cama. Acho bonito rir sozinho quando vejo que alguém é mais legal do que eu pensava. É lindo quando a chuva me acorda com gotas em tercina de colcheias na calha do vizinho. Bonito quem diz que estava errado e muda de opinião.
  E por ai foi. Uma tarde inteira sentado na calçada... 

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



29 comentários:

  1. A sombra que a aceroleira faz, convidando-me para um instante ali. Acho bonito quando estamos todos na sala e um do nada diz "vou dormir" rapidamente todos dizem "nós também". Também acho bonito quando o céu está sem nuvens e um avião surge deixando um rastro de fumaça. Acho bonito quando minha vó fica com os olhos grudados na tv perguntando-me: como o mar, as palmeiras e as estrelas cabem naquela caixa rs.

    ResponderExcluir
  2. Acho lindo como o céu se comporta no interior; como as nuvens passeantes brilham num dia [típico] de sol e as estrelas mancham um céu semi-escuro coadjuvantes de uma lua-lâmpada durante a noite. Como vivem vívidos e interessantes os amantes dos livros. Como são lindos os que com coragem dizem sim pro não arrependido e não pro próprio coração. Os que não sabem escolher a música preferida. Os que aproveitam mais o oxigênio com alguém do que outros em 100 vidas. Os que gastam tempo. Filósofos e poetas. A intimidade do silêncio, o abraço sem malícia, o cavalheirismo na execução de uma música. Pedreiros. Sinceros escritores e viajantes pobres. Os eternos.

    ResponderExcluir
  3. Meu Deus, melhor eu melhorar meus textos. O nível dos meus leitores está altíssimo...

    ResponderExcluir
  4. A Lua cheia quando está totalmente dourada...o sorriso de uma criança, o brilho que este sorriso dá ao olhar dela, sincero, puro. O pássaro que se banha na fonte de uma praça em uma tarde quente... O entardecer nas montanhas... O olhar do meu avô...porque lá eu vejo todo o amor, carinho...é algo inexplicável.

    ResponderExcluir
  5. Nao sou nada poética mas... Acho linda a rua qnd está chovendo e o som que os carros fazem qnd passam nela molhada. Acho linda a lua, de qlq jeito, ela me hipnotiza, nao sei explicar, eu só preciso ficar olhando...

    ResponderExcluir
  6. Muito lindo o texto! Senti um grande prazer enquanto lia. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Minoru,
    prazer!
    Acompanho seu blog e a cada leitura, me encanto com sua sensibilidade, aos detalhes da vida.

    Portanto, começo minha lista de "gostos" com isso.

    Bonito quando vejo alguém, como você, sensível a vida.
    Gosto quando olho para o céu avermelhado, no final da tarde que se despede...
    Acho encantador ver minha irmã dormir, com semblante de paz.
    Gosto quando vejo alguém se entregar a uma música, acompanhando com o corpo o ritmo, como se a música estivesse vindo de dentro dela.
    Bonito ver minha priminha de 7 anos, me olhando com aqueles olhinhos brilhantes, parecendo duas jabuticabas. Melhor ainda, quando ela solta um sorriso escandaloso. Me faz feliz!!!
    Apagaziguador, ver meu priminho de 6 anos, falando palavras ainda enroladas, que demonstram a inocência de uma criança.
    Gosto de orquídeas, elas, normalmente, me deixam estática, por alguns segundos.
    Gosto do beijo que minha mãe me dá no rosto, segurando a minha face com as duas mãos.
    Belo um casal dançando, que entre olhares e toques, sincronizam movimentos que insinuam intimidade...
    Bonito, meu pai fazendo “dengo” de quem está doente.
    A paixão do meu professor, pela música.
    As estrelas...
    O mar, ah... o mar...

    Acho que é isso!

    Mais uma vez, parabéns! 

    Aricia

    ResponderExcluir
  8. Bonito? Bonito é um estádio de futebol lotado de Palmeirenses cantando e vibrando por sua paixão.rs Aliás, brincadeiras a parte, bonito é tudo aquilo pelo qual sou apaixonado, não sei se por si só ou porque a paixão costuma embelezar as coisas e as pessoas, só sei que é.

    A propósito, eu não te acho bonito.haha

    Belo texto, burguês.

    ResponderExcluir
  9. Bonito é compreender as diferenças, e presenciar um acontecimento desses é lindo.
    Bonito é ver a lua roubando a roupa do sol no verão, em um fim de tarde em Corumbá...quando a noite chega ela está laranja....mas somente nas noites de lua cheia.
    Bonito é ver o amor colocado em prática...Bonito é ver nas lindas palavras amorosas de alguém, sua representação nas atitudes...mais bonito ainda é ter mais atitudes de amor no lugar do que falas e escritos...
    Bonito é ouvir o mais velho, o mais novo, da mesma idade, o diferente, o semelhante...Bonito é se doar na medida ou sem medidas...é abdicar de algo por alguém...próximo ou distante.
    Bonito é ensinar, aprender, reaprender...desaprender...construir...desconstruir...reconstruir... no momento certo.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe mas…. meus leitores me deixam todo exibido. Bobo de tão orgulhoso e feliz...

    ResponderExcluir
  11. Acho bonita a lua cheia bem amarela num céu azul-escuro sem nuvens, reinando sozinha; acho lindo casais de velhinhos andando na rua de mãos dadas provando que o amor, apesar dos dias difíceis em que vivemos, é eterno sim. Acho lindo desenho de criança. Gentilezas. Fogo. Bonito também é a Audrey Hepburn cantando Moon River em Bonequinha de Luxo. Meu pai não comer nada do que eu preparo pro jantar, só pra comer o que a minha mãe fizer. Minha irmã gritando com a TV em dias de jogos do Atlético-MG. Tardes frias. A cidade iluminada vista da janela de um avião. Cheiro de livro novo. Poesia. Voz e violão. Na verdade, bonito mesmo é viver!

    ResponderExcluir
  12. Acho lindo quando minha família se esforça para fazer a minha avó se lembrar das coisas. Ela tem Alzheimer. Eu acho lindo quando ela lembra meu nome! Acho lindo quando, lá fora, o sol se põem nos mostrando que vencemos mais um dia. Acho lindo gente que não tem vergonha de chorar... Mas ainda, quando elas têm a certeza de que, junto com o sol do outro dia, o sorriso voltará. A lua... As estrelas... Como acho lindo ficar olhando pra elas.
    Acho lindo quando minha priminha me chama de irmã. Ela diz que queria muito que fossemos irmãs de verdade. E eu acredito que somos. Acho lindo DEMAIS quando ela sorri.

    ResponderExcluir
  13. Bonito é ver que "o bonito" não se encontra no carro importado, na mulher "plastificada", no sapato novo.
    Bonito é ver que somos feitos com diversas semelhanças, esquecendo (mesmo que por alguns minutos) as novas diferenças.
    Bonito é ver o respeito entre as pessoas, independente da cor, classe, status.
    Bonito é ver o choro sincero, mesmo quando há dor. Quando o sorriso se transforma em gargalhada; quando o beija-flor pousa em um galho seco.
    Bonito é saber que somos feitos do barro, aquele que suja os nossos pés.
    Bonito é ver o amor de mãe por um filho e o cuidado do pai pela família.
    Bonito é ver o por do sol numa tarde fria; ver galhos secos das árvores no outono; os ipês todos coloridos e cheios de vida na primavera.
    Bonito é ver a criança toda suja de manga; a felicidade ao ganhar o creme dental desejado. Também é bonito o avô que ensina o neto, enquanto a avó faz a comida.
    Bonito é o amor livre da escravidão. O amor que se doa, que abraça as diferenças que nós mesmos criamos.

    ...

    O mais bonito é ver que ele se encontra nas coisas simples. Assim como Jesus e toda a sua caminhada. Humildade traz a beleza que há nas coisas.

    ResponderExcluir
  14. Acho bonito um sorriso conquistado durante o choro; o arco íris com cheiro de terra molhada. Acho bonito o modo com que os braços se encaixam em um abraço apertado; o jeito que os olhares se cruzam e fogem em seguida como algo proibido. Acho bonito mesmo uma família grande em volta da mesa em um almoço de domingo. Acho bonito como os dedos se combinam e dançam num acorde de violão.
    O simples me fascina, o nada me completa.

    ResponderExcluir
  15. Muitas das coisas já ditas eu acho bonitas. Bonito pra mim é quando vejo uma criança me olhar com curiosidade por alguma pergunta que fiz. Lindo é quando eu vejo a surpresa nos olhos deles com a resposta. Bonito é a ruguinha que faz nos olhos do meu amor quando ele sorri e eu estou pertinho demais. Bonito é meu sobrinho dizendo "Titila canta a música do Davi!!". Bonito é estar sentado na beirada da represa em frente a fonte com uma amiga e cantarolar sem querer a mesma música.
    Bonito é o fato de conhecer alguma pessoa e sentir que a conhecia a mil anos. Bonito é sentir o cheiro de uma frutinha que tem em muitas árvores aqui do interior, que quando sinto dá vontade de morder a árvore. Bonito é eu conseguir identificar no meio da noite de longe o cheiro de dama da noite, e o como isso me faz lembrar da minha infância.
    Bonito é saber que mesmo que minha mãe esteja assistindo a novela ela quer estar comigo. Bonito é saber que meu irmão quer me contar as coisas dele.
    Bonito é quando eu sinto que tem muitas pessoas que me amam.
    Mas bonito mesmo Mi é quando eu olho nos olhos da minha vó e digo:"Você é a vó mais linda do mundo!" e ela responde: "Linda é você!"

    Obrigada Mi por me fazer pensar em todas essas coisas bonitas da minha vida que nem preciso gastar um segundo pra me lembrar... = ]

    ResponderExcluir
  16. quando minha música favorita está tocando assim que eu ligo o carro. Quando eu encontro dinheiro que eu já tinha esquecido no bolço da minha calça. Quando os motoristas me agradecem por deixá-los passar ou virar na minha frente. Quando eu consigo desembaraçar um colar teimosamente amarrado. Quando eu pego meu namorado sorrindo para mim docemente, sem nenhum motivo. Quando eu me visto perfeitamente bem para um dia temperamental. Quando as primeiras luzes se apagam dando início a um filme.

    ResponderExcluir
  17. No meu livro, faço questão de vocês.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Bonito é...

    ... ter a oportunidade de ler um texto como este;

    ... ganhar um beijo doce da mãe na hora de dormir, mesmo sendo você um cavalo velho;

    ... ver a lua dourada saindo do mar da costa do Espírito Santo e chegar ao céu branquinha;

    ... entrar em um coletivo pela manhã, saudar o motorista e o trocador e ganhar de volta um sonoro “bom dia”;

    ... ter a sensação de que o universo parou, ao estar junto com uma pessoa amada;

    ... atender ao pedido de uma pessoa que trabalha em outro departamento e receber um agradecimento muito especial, mesmo sendo aquela sua atividade;

    ... pegar uma chuva a caminho de casa e, desprovido de guarda-chuva, aproveitar o banho refrescante;

    ... sentir cheiro de terra molhada pela chuva, morando uma quase selva de pedra;

    ... ouvir uma música e lembrar de pessoas e momentos especiais;

    ... dar pequenos mimos para as pessoas e não esperar nada em troca, apenas para vê-las com um sorriso no rosto;

    ... conhecer uma pessoa e ter a sensação, de início, que a conhece há anos;

    ... ter amigos mais chegados do que irmãos;

    ... receber torpedos com a frase: “amo você daqui à lua, ida e volta” ou “amo mais que chocolate”;

    ... ouvir de alguém: “lembrei de você”;

    ... ser considerado um amigo importante e guardar segredos confiados;

    ... trocas demoradas de olhares;

    ... ter amigos de verdade, mesmo quando nunca os viu pessoalmente;

    ... papear gostosamente por horas a fio;

    ... sentir saudade, mesmo depois de estar com uma pessoa especial;

    ... escrever uma lista infindável de coisas bonitas.

    Como disse o mestre Gonzaguinha: “É a vida, é bonita e é bonita...”. Não devemos ter vergonha de sermos felizes e vivermos a vida, pois ela é bonita!

    Obrigado pelo texto! =)

    ResponderExcluir
  20. Texto lindo...

    Acho bonito o mar...a brisa e o que m ecausam.
    O sorriso de uma criança.
    Olhares de cumplicidade
    Beijo na chuva
    Guerras de travesseiro entre irmãos
    Chocolate com frutas embelezam meus olhos e mais um monte de outras coisas rs

    ResponderExcluir
  21. Bonito é sentir amor verdeiro, amor sincero, sem escudos. Quando um vira dois e dois viram três... Bonito é ver o sol se deleitar em outro continente, nesse breve espaço de tempo observar a penumbra da aurora, uma lua que vive para o sol e um céu repleto de purpura. Fazer poesia, sonhar com coisas impossíveis, pintar um quadro... Dormir satisfeito com o dia, por ter feito o melhor para todos.

    ResponderExcluir
  22. acho lindo quando chego em casa e encontro minha vó e aqueles olhos cansados na janela sorrindo para mim como se fosse uma criança,acho lindo um livro bem desgastado pelo tempo,acho lindo quando vejo um poeta com o seu violão tocando na rua com seu chapéu estendido no chão tocando a musica mais linda que já ouvi,acho lindo o amor de dois irmão e quando choram juntos,é lindo ver alguém rindo até chorar acho lindo o jardim de minha avó e a bicicleta azul de meu avô...acho lindo um amor capaz de morrer para nos dar a vida...acho lindo...

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Que legal além de você falar do que carrega de bonito, querer saber os nossos também :) Então lá vai:

    Quando alguém ama outrem e não sabe o motivo - ah, sério, isso é muito bonito -. Acho bonito criança e todo o seu conjunto invencível e frágil. Acho bonito aquelas tomates bem vermelhinhas rs. Acho bonito conversar na calçada de casa. Acho bonito tomar banho de chuva - isso é muito gostoso. Acho bonito tocar sem as mão. Acho bonito chorar de tanto rir. Acho bonito mandar sms de madruga pra quem se ama. Acho bonito jardins. Acho bonito o som dos acordes do violão. Acho bonito todos os tocas discos de vinil rs. Acho bonito abraçar. Acho bonito aqueles biscoitos que vem com desenhos rs. Acho bonito querer conhecer. Acho bonito dividir sorrisos, o cobertor e o que achas de bonito.

    ResponderExcluir
  25. Acho bonito textos bem construídos, sentimento por sentimento. Gosto de como Hemingway descreve as coisas, e de como o personagem velho ('O velho e o mar')reflete a vida de milhões de brasileiros que labutam a existência com dores, suor e lágrimas. Eu gosto de dormir de cuecas e camiseta, preferencialmente acompanhado pela mulher que me tira o sono. Adoro visitar aldeias Guarani-Kaiowá e aprender sobre a cosmologia deles, é sempre surpreendente e me faz viver aqueles contos que uma prima me contava na infância. Acho bonito pessoas que leem enquanto caminham, e é engraçado também! Bonito é ver gente simples no supletivo, com a garra que nem eu tenho - lindo ver a vontade de aprender. Acho bonito homem chorando, principalmente se for por amor...

    Leandro Possadagua

    ResponderExcluir
  26. Bonito é um abraço de um pai e um filho em um estádio de futebol,bonito é o carinho que o filho demonstra com os pais quando idosos,ver a cultura de outros locais,ver a professora segurar a mão de uma criança o ensinando a escrever
    O bonito está no belo,no puro e no simples.

    Guilherme Milleron,betesda caruaru-PE mas um admirador de seus textos.

    ResponderExcluir