A lição das nuvens (Tio Paulo)




As nuvens ficam assim quando lá em cima está muito frio. Mexericas devem ser descascadas de cima para baixo seguindo suas fibras. Pêssego em calda fica bom com chantilly. Ameixas são boas e pistache é melhor que amendoim. Ar-condicionado reduz quatro cavalos do motor e chocolates amargos são melhores. Na troca de botijões de gás deve-se fechar o velho antes de se abrir o novo. Chupar uva com os dentes entreabertos separa o caroço automaticamente. Chuvas fracas são traiçoeiras na estrada e idosos podem sempre interromper os mais novos, não importa o que eles estejam dizendo. Quando a comida está demorando você pode misturar azeite e sal e comer com a torrada. A melhor bebida é a água com limão espremido. A melhor padaria de Arujá é a da rotatória e o melhor açougue é o do Takahashi. Mapas são importantes, assim como a nossa história.
Hoje é aniversário do meu Tio Paulo. Nosso, pois muitos de vocês também o conhecem, e ele pergunta sempre de vocês. Ele mora aqui perto. Tenho um quarto na casa dele também. Eu toco e dou minhas aulas lá. Sinto sua falta quando não o vejo e já chorei e orei muito por ele no banho. Na estrada já pensei muito nele.
Todo japonês deve ter um pé de Sakura (cerejeira). E tirar foto dela quando ela está bonita. Sempre deve-se andar com uma caneta.
Almoçamos juntos agora pouco. Ele tomou água com limão de novo, e porque foi assim eu ri. Meu tio me ensinou que mais bonita que a história de quem nunca caiu é a de quem se levantou. Eu o honro por isso. Ele crê no Deus-Homem e em sua história humana, por isso ela é celeste. E porque é celeste é bonita.
Meu tio Paulo me ensinou tudo isso. Na verdade muito mais, é que agora eu não lembro tudo. Mas as nuvens... Eu nunca esqueci.
Ao meu amigo Tio Paulo, um homem com quem se vale a pena lutar e morrer.
Eu te amo, Minorinho.

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



9 comentários:

  1. Ele é tudo isso e muito mais. Um exemplo da perfeita junção de beleza e simplicidade.

    ResponderExcluir
  2. é uma honra estar nessa casa

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!
    Só a presença dele já é inspiradora! Qdo ele abre a boca então... ensinamentos leves nas entrelinhas... além das piadinhas que adoro!
    É um cara sensacional! Parabénssss!!!

    ResponderExcluir
  4. Agora não quero saber, quero conhecer o Tio Paulo...

    ResponderExcluir
  5. Hoje eu quis que ele estivesse muito feliz, ou seja, com todos vocês do lado. Parabéns pra uma pessoa que ensina todo dia como é na prática carregar os que amamos antes de nós mesmos.

    ResponderExcluir
  6. Não conheci o Tio Paulo mas já fiquei apaixonado... O texto ficou bom demais, mas com um tio assim tudo que não falta é inspiração.

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  7. Eu amo o Tio Paulo. Isso significa muuuiiita coisa.

    Bjo nele.

    ResponderExcluir
  8. Eu me sinto privilegiado por ter passado uma época tão importante da minha vida na casa do nosso Tio Paulo. E, agora a gente sabe, aquelas palmadas ardidos eram mesmo pra colocar nossas cabeças cheias de idéias, por vezes idiotas, no lugar. Eu tenho orgulho de ter tido as idéias colocadas no lugar pelo Tio Paulo.

    ResponderExcluir