O Retrocesso da Especialização


Algumas convenções culturais que me estupram goela abaixo afloram meus instintos mais primitivos. Mas nas últimas duas semanas venho percebendo que uma em especial não faz o menor sentido, é essa mania de especialização.
Especialização é o nome dado a estúpida mentira que engana pessoas “letradas”, fazendo-as pensarem que estão ficando mais inteligentes e superiores. É o nome acadêmico para emburrecimento geral, do latim ignorâncious geralius. Resumindo: cada vez mais cada um só sabe conversar fluentemente sobre um determinado assunto e sob um ponto de vista. Consequentemente com apenas um grupo de pessoas. O resultado é a masturbação dos mesmos chavões e das mesmas balelas de sempre, pois pode-se andar apenas por escassos assuntos comuns a todos os “mestres” e “doutores” (sabe-se lá do que).
Um sabe tudo de articulações e curiosidades intravenosas, o outro só sabe falar do que tenha notas musicais –de resto ele baba- . Um terceiro só sabe falar dos desenrolares do mercado inflacionário. O último resume-se a leis. Pronto. É a festa do desarranjo. Quatro répteis resumindo-se aos quatro assuntos básicos...
Essa palhaçada toda começa no ensino médio –que por incrível que pareça eles não remetem “médio” à inteligência do modelo- quando se tem que escolher matérias a abdicar. Assim, “sobre quais desses assuntos você quer não saber conversar?”.
Queria eu ter uma escola aos moldes renascentistas! Ou ainda mais, participar das famosas Ágoras gregas que depois viraram Pnyx! Lá todos discorriam sobre estrelas, números ou notas com a mesma naturalidade que comentavam os jogos da semana! Todos tinham cultura para escolher seus líderes, e face à face questiona-los com argumentos não rasos, os rumos por eles tomados. Por que? Porque não eram especialistas oras! Me disseram: “mas logo não eram bons mesmo em nada.” Não! Ignorante! Todos sabiam tecer conclusões lindamente arrazoadas! Aliás, ser especialista, no século V era pejorativo incrustrado apenas nas camadas mais “insignificantes” da plebe!
Aconselharam-me então: “Sabe, você tem que definir um assunto para abordar em seu blog, não dá para ficar falando sobre tudo” –nessa hora eu quis voltar atrás quanto a não acreditar no inferno-. Não! Seu rato! Não se deve falar apenas do que se sabe, mas sim falar sobre tudo para saber mais do que foi falado! Exatamente por estudar muito música é que são raríssimos os meus posts sobre música! Isso não faz sentido?! Eu gero mais discussões nas coisas que eu menos sei! O objetivo não é ganhar, mas crescer. O movimento não está em responder, está em perguntar.
O que acontece é que alguns tem, pelo alucinógeno do puro “orgulho”, vergonha de ser corrigido. Logo, o mais seguro é mudar de assunto. Manter-me em campo mapeado, jogar em casa. Isso é muito baixo. É simplesmente pouco. São escolados sem instrução.
Solte numa selva uns Especialistas e o Sr. Manoel, jardineiro aqui de casa, veja no que dá. Estes arrogantes pós-doutorados seriam jantados pelo Sr. Manoel. Abandonem um Especialista e o meu avô Zeca, lá de Piracicaba no vazio. Limpem seus traseiros com seus diplomas. Dou aos cães teus predicados de títulos!
O mundo é mais que o assunto que você se aprofunda. E você é menos assunto que imaginas. Acaso alguém faz uma trilha com um laser? Não, só é possível com uma lanterna. Pois o foco é mais aberto.

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



18 comentários:

  1. Desculpem o tamanho. São 3:27 AM e eu estou puto.

    ResponderExcluir
  2. UOU! Polêmico heim garoto! Acho melhor nem comentar muito, pq eu gosto pouco de polemizar.. mas concordo em partes!!!
    Pq tanta braveza???

    beijos..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Se esse questionador existe ou é um personagem seu...eu não sei...mas, a resposta é boa. A diversidade precisa ser explorada e compartilhada num todo... Os que se limitam a especialidades não imaginam o que estão deixando de viver...
    Viva a diversidade!

    ResponderExcluir
  5. Mi, concordo com vc, quanto as razões que defende, porém algumas pessoas necessitam especializar-se em algo, pois não chegariam a lugar algum sem as tais... Só se manteriam nos mesmos lugares de sempre. Pois são pessoas que se contentam com o nada.

    Bom adorei o post.

    E acredito que pessoas como nós, são dificeis de encontrar, que aceitam ser corrigidas. Até mesmo porque as vezes nem nós estamos dispostos a sermos corrigidos, imagine vc então, aqueles que estão SEMPRE certos...

    Falei o que penso... Mesmo que não faça sentido...

    Ps: Não se enfureça tanto. Não faz bem pra você. Continue abrindo os olhos das pessoas. O resultado vai ser maior do que o esperado...

    ResponderExcluir
  6. Ok! Concordo numa parcela mínima com vc! o indivíduo deve saber tudo e conversar de tudo, sim! Ser bitolado num assunto fechando-se os olhos, impede de ver outras perspectivas.
    No seu caso, então, nem se diga, pois o blog é seu e vc escreve sobre o que quiser. E é legal escrever sobre o que não sabe, pois lhe faz pesquisar e discutir mais sobre coisas novas; levando-o a aprendizagem...
    Contudo, em determindados momentos é necessário especializar-se num determido assunto!
    Seja franco e me responda você gostaria de ter cérebro operado por um clínco geral que entendence de tudo ou por um especialista PHD em cirurgia de cabeça e pescoço?
    Apenas um débio preferiria ser operado pelo clínico geral, àquele que sabe apenas apenas, mas tudo, sobre seu problema.
    Espero ter sido claro..FaloO!

    ResponderExcluir
  7. Ótimo texto.

    Concordo em gênero, número e grau!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Deborah: "Pessoas que se contentam com o nada", quando especializadas, tornam-se um perigo social.

    Gu_boni: Nas praças públicas, quando a eclésia se encontrava para debater sobre tudo. O nível geral era elevado. Todos sabiam muito. O conhecimento não era polarizado. A questão não é ter um "meia boca", mas sim "vários super preparados". Cuidado, "saber de tudo", não tem nada a ver com "ser médio" em tudo.. não confunda pessoas com celulares...

    ResponderExcluir
  9. O jeito é ser um especialista em generalidades, como já dizia o saudoso Otto Lara Rezende!Mas, falando sério, há situações sérias de controle de qualidade e possibilidades de vida e de sua manutenção que exigem especialidades bem acuradas. Imagine apenas uma usina de enriquecimento de urânio, o funcionamento do Cern etc...
    O que realmente atrapalha é o tal "saber" da enrolação, que em nada contribui para o próximo, que parece ser uma "guerrinha de egos inflamados". Isso sim é lamentável.

    ResponderExcluir
  10. Dody: Exatamente! Porém, acredito que o problema são as "ilhas do academicismo". Saber muito sobre uma coisa não é problema desde que não leve à alienação. A coisa mais chata é conversar com alguém que é sumidade em artrose aguda dos dedos do pé esquerdo, sobre flores por exemplo... ou, com um maestro renomado sobre bolsa de valores... em fim..
    Saber muito de um assunto é quase inevitável a quem estuda muito aquilo. Todavia, inevitável também é a cirrose para quem bebe muito só álcool.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Oi! Comecei a acompanhar seu blog há pouco tempo, mas preciso dizer que esse foi um dos posts que mais gostei de ler até agora, apesar de imaginar que não deve ter sido exatamente confortável escrevê-lo. =P
    Concordo com você em tudo; conhecimento que não gera transformação, melhora de vida, é completamente inútil, provavelmente nem é conhecimento de verdade.
    Estou acompanhando seu blog! Escreva sempre, seus textos são úteis (pelo menos pra mim! rs)!

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Saber profundamente sobre tudo acredito que seja possivel, para pessoas "raras" cujo seus genes sao especiais tornando-as naturalmente muito mais inteligente do a massa. Como um medico que tem que estudar e se dedicar 10 15 20 anos profundamente sobre medicina teria condicoes de estudar tambem sobre leis, adm, musica..? Isso nao significa que as pessoas tem que se fechar no seu mundo particular e nao saber o signicado da importancia de areas diferente de sua propria. Ninguem tem e nem deve se alhienar ao mundo do outro. Porem, pessoas que passam a vida estudando sobre um assunto, morrem com seus nomes marcados na historia da epoca , de sua sociedade por ter feito a diferenca em UMA area, mesmo essas pessoas ainda morrem dizendo que nao sabem tudo. Sua "revolta" com a especializacao ta mais para "revolta sem causa"... Ser culto eh diferente de ter que saber de tudo. Hoje cada vez mais os jovens sabem menos sobre assuntos basicos. Concordo. Utimamente ta dificil conseguir passar horas conversando com um jovem sobre assuntos diversos sem ser facebook. Mas dai voce dizer que todos temos que saber nao so basicamnete mais profundamente sobre varias areas. Eh exagero.

    ResponderExcluir
  15. Clap clap clap Mt bom! Não concordo com tudo, mas foi uma boa sacada!

    ResponderExcluir
  16. Amigo anônimo, em nenhum momento disse que todos temos que saber tudo de tudo.

    ResponderExcluir