A distância de Heyko



9 de Setembro de 1937.
Querida Heyko, hoje fincamos acampamento em algum lugar perto de Pequim. A guerra começou. Meu companheiro de barraca Hayashi foi atingido ontem. Fizemos um funeral as margens de um belo rio aqui. Amanhã encontraremos os alemães e marcharemos para Nanquim.Estou morrendo de saudades. Imagino que os dentes do Matsuo já estão aparecendo! Como penso nele... Peço que lhe mostre fotos minhas... E conte de mim a ele... Diga-o como sou fiel ao Imperador! Não entendo ao certo sua sabedoria, mas assim que honra-lo em batalha voltarei o mais rápido possível.
Te amo muito. Sinto tua falta.
Com amor, Mukai. Vida longa ao Imperador

6 de Dezembro de 1941.
Querida Heyko, já são mais de quatro anos... Tua foto nunca saiu do meu uniforme. Por favor, não deixe que meu filho se esqueça de mim. Eu vou voltar!Chegamos à pouco aqui no Hawaii. Estamos nervosos, antes de amanhecer invadiremos uma base dos americanos.Não se esqueça de mim... Eu temo... Muito... Muito...
Com amor, Mukai. Vida longa ao Imperador

de Julho de 1942
Amada Heyko dominamos o Pacífico! Tomamos Hong-Kong, Malásia e Singapura! Rumaremos para as Filipinas ao anoitecer! O mundo conhecerá o poder do Sol Nascente!Diga ao meu menino que o amo! Sei que o Matsuo já está falando. Ensina-o meu nome! Tua imagem já domina meus sonhos. Te amo muito! Eu vou voltar! Te amo! Prepare tudo do que melhor tivermos! Eu vou voltar!
Com amor, Mukai. Vida longa ao Imperador

17 de Agosto de 1945.
Amado Mukai, bombardearam nossa cidade. O mesmo fizeram com Nagasaki. Tudo está destruído. Tua guerra matou meu filho.
Heiko.

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



5 comentários:

  1. Durante o massacre de Nanquim, oficiais japoneses competiam para quem chegasse mais rápido aos 100 mortos apenas com espadas. Na foto em destaque, Mukai (106) e Noda (105). De volta ao japão, devido a matérias do jornal que expôs o segredo da brincadeira militar, ambos foram extraditados de volta a China. Foram então condenados a pena de morte.
    Seguidos harakiiris foram sendo feitos pelos familiares de Mukai decorrente da vergonha que sujou a honra de sua casa.

    ResponderExcluir
  2. Chocante, e ao mesmo tempo.... fantástico!

    ResponderExcluir
  3. Lendo esse texto me veio, essa passagem na cabeça:
    Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma? Mateus 16:2
    Beijos..

    ResponderExcluir
  4. Lindo, dolorosamente desconcertante, revoltante e infelizmente real.

    ResponderExcluir
  5. É exatamente isso que a intolerância e a falta de amor produz: guerra, sofrimento e morte.
    Isso me fez pensar o quanto necessitamos ser mais tolerantes com as pessoas que pensam diferente de nós, porque podemos estar matando pessoas por essa ausência de amor e de manifestação da graça.
    Adorei o post!;)

    ResponderExcluir