Falando em Sutilezas sem sutileza


Ontem eu fiz uma experiência. Apertei aquele botão no rádio que fica trocando as estações de sete em sete segundos. Nessa condição (à primeira vista ridícula e desconfortável) fiz o caminho de casa até a faculdade em aproximadamente uma hora e quinze minutos.

Ouvi de tudo. Fragmentos de notícias –com as quais me incomodava podendo apenas imaginar o final- , boas musicas –que judiavam de mim ao me tentar fazer parar com esse experimento enlouquecedor-, ruídos... Mas o que mais me chamou a atenção foi o nível de sutilezas que é oferecido e que muitos de nós estamos acostumados.

Tudo bem um refrão “Tô feliz da vida”, mas é que já existe quem diga “O chão brilhava e a casa ria”. Não tem problema ouvir “Quero me afogar num copo de cerveja”, mas é que já inventaram “Coração roda de engenho, feito o meu movido à magoa. Quanto mais mágoas eu tenho, gira mais a roda d’água”.

Muitas mulheres hoje em dia nem fazem mais tanta questão disso. Embora neguem até a morte. Testemunhei pelo menos três que se ouriçaram mais ao ouvir que são “gostosas” do que ouvindo “te foram generosos com os traços”.

Ser sutil não quer dizer ser “mole”, parado, bobo, velho. É apenas que ao invés de “vô atola!” prefere-se dizer como Edu Lobo: “abre teu coração, ou eu arrombo a janela”. Ou “Ele me comia. Com aqueles olhos de comer fotografia” em uma História de Lilly Brown! Isso é demais!

Coisas escrachadas carecem de elegância. É como um presente que já vem aberto. A magia está também no desembrulhar. Imaginar como é dentro. Cores e sabores. O cheiro e o gosto.

Bom, vai ver eu é que nasci em década errada. Mas é que não me encaixa conhecer alguém que já come de garfo, dirige, se limpa sozinho e acordam com despertador se satisfazer com “vamô pula!” ou “bota a mãozinha pra cima! Bate na palma da mão! Tcha! tcha! tcha!”. Ou mesmo mulheres que se apaixonam por serem chamadas de “fada querida”.

Afie seus sentidos. De peso ao falar pouco. Faça questão disso.

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



22 comentários:

  1. Acho que voce misturo algumas coisas..foi radical em outras..Pela primeira vez nao conccordei 100% com vc..rs acontece ne..
    Lee

    ResponderExcluir
  2. Eu aceito e respeito tua posição.
    Bjs Lee. (BNP)

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu curti! Acho que se isso é nascer em década errada, também estou fora da minha. Acredito que essa falta de suspense, essas repetidas letras e até mesmo melodias tem acabado com nosso senso de música boa. Hoje nós vemos as coisas muito explicitas, já não existe mais aquele suspense que te leva a querer saber o resto, ou até mesmo pensar neste sem a música ter terminado... Os vocabulários ricos... uhmmm esses são raros... Músicas como Luiza, Chega de Saudade, Carinhoso,... nem passam pela cabeça dos ditos compositores.
    NÃO ME CONFORMO, mas é esse o "nosso" mundo.

    PS: A referencia a mulher é melhor nem comentar! hahaha

    Muito bom o post Mi.
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Rafinha, é exatamente essa a idéia. parabéns. Sinta-se em casa, aqui é também o lugar para quem não se conforma.

    ResponderExcluir
  5. Um texto muito bom e por isso vale um comentário... rs
    Infelizmente tenho que concordar com você. Estamos na decada errada!
    Ainda existe muitas mulheres que apreciam sim a sutileza, o problema é que faltam homens que saibam expressar. A mulher nunca vai deixar de ser sensível e apreciar palavras que a valorizem.... O romantismo e as boas palavras de "antigamente" fazem falta!

    Carol

    ResponderExcluir
  6. Boa Carol, concordo com você. não é porque homens fazem letras vulgares e conquistam biscates com isso que podem generalizar as mulheres por isso. Minoru eu entendo o seu ponto de vista, mas acho que você nasceu exatamente quando deveria nascer, pois você pode fazer a diferença, você DEVE fazer a diferença. Se você está sentindo falta de uma mulher que dê valor a sutileza, torne-se amigo da Lysis, então você vai descobrir o que é valorizar sutileza. (leia este post e vc vai entender um pouco http://estilocarpediem.blogspot.com/2010/07/presente-de-aniversario.html). você não é o único que não se conforma com essas falta de sutileza, existem muitas mulheres no mundo que ainda dão valor pra isso mas acho que o que realmente está em falta são homens que sejam sutis.
    Parabéns por ser assim.
    Faça a diferença. Influencie quem puder. Quanto mais homens pensarem como você melhor o mundo será.

    ResponderExcluir
  7. Bicho, acho que a questão não é a década errada... Acho que é o fato de que sensibilidade, no sentido mais amplo que essa palavra pode ter, é muito trabalhosa e exige reflexão, coisa que sempre foi e sempre será difícil de se alcançar.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Mano, vc é assim...um dia faz rir, outro faz chorar. Concordo plenamente com vc. Gosto do desembrulhar. Morri de rir com o "fada querida", vc escreve bem demais.
    Beijo Mi
    Debby

    ResponderExcluir
  9. hahaha eu acho q nasci na época errada também... quanto mais a moda antiga melhor!!

    Realmente acho que fica mais difícil contentar-se com ''Tô feliz da vida'' ou os ''meteoros das paixões'' quando se conhece outras sutilezas, outros versos primorosos,é como se um automaticamente excluísse o outro, mas não de uma maneira a rebaixa-lo e sim por ser mais rico,modesto ou como colocas ''sutil'. O mistério, as reticências,a quase fala,o olhar disfarçado com um riso,é que o estiga alguns seres humanos, creio q não seja comum a todos.. tem coisas que ocupam lugares e lugares, pessoas e pessoas!
    Uma bela construção de idéias!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Carol: Eu sei, podem ainda existir mulheres que apreciem essas coisas... mas a maioria hj se impressiona mais com um grande bíceps do que com alguém q abre a porta.

    Vivo amor e saudade: Muito obrigado! tentarei fazer a diferença! Mas não me referia apenas às mulheres... são em todos os assuntos.

    Antonio sozinho: Meu é isso mesmo.. parece que ta todo mundo com preguiça de pensar. Ou falta de tempo. O fim não poderia ser outro.

    Debby: Valeu haha bom saber que mais alguém se identifica. E claro.. a maior beleza está em desembrulhar. Bjs "fada querida".

    Elizabeth: Bom, não tenho nada a acrescentar sobre sutilezas à você.

    ResponderExcluir
  11. ahh muito pertinente... qnt a nescer na decada errada.. bom formamamos um grupo bem grande imagino heheh

    abs

    ResponderExcluir
  12. Dan: Pelo que vejo, somos em muitos! Meu Deus eu n imaginava. Mas isso é bom.. podemos ser assim juntos. falow cara.

    ResponderExcluir
  13. Às vezes quero entrar em desespero só de pensar na situação atual do nosso Brasil, dos nossos jovens/adolescentes, enfim, da nossa realidade atual cercada de banalização em todas as áreas, mas ler todos esses comentários e essa reflexão me faz crer que ainda existe sim um remanescente que busca valores elevados, padrões altos, isso suuuper é gratificante.
    Estou a cada dia mais encantada com esse espaço, que sejamos reflexos diários do que temos discutido aqui.
    Abraço grande ;)

    ResponderExcluir
  14. Eu realmente acho que as mulheres se perderam na busca por igualdade entre os sexos.
    Tem gente que não entende (e tem mulher que não enxerga) que toda mulher tem a sua feminilidade, e que isso a diferencia do homem em muitas coisas.

    Depois reclamam que os homens não respeitam.

    ResponderExcluir
  15. Lililis : Muito obrigado! Esse espaço é nosso e ele pode fazer toda a diferença para alguém.

    Soraia: Simplesmente sensacional.

    ResponderExcluir
  16. nossa mi, mas outro dia vc falou que eu era a sua fada querida! hahaha
    zuera!
    cada vez que eu leio aqui mas eu te imagino falando isso e mais saudades eu sinto!

    ResponderExcluir
  17. Bruna Thomaz: hahaha Caramba acho que se ler meus textos faz as pessoas me imaginarem falando eles... pode ser a prova de que são todos muito verdadeiros...
    Saudades.

    ResponderExcluir
  18. Muito legal esse texto, nas cer na epoca errada eu tambem acho, gente a musica de hoje nao sao mais como antigamente eu por exemplo adoro renato russo, capital inicial, rpm entre outros, voce nao ver as musicas que falam tanto sobre realdade, eu sou do pará mas não gosto muito de forro, gosta da calipso mas nao tanto. As musicas são muito repetitivas, e as vezes sem noção. Eu ainda previro, Renato, Jhon lennon e outro mais isso sim é musica.

    ResponderExcluir
  19. É a primeira vez que eu comento aqui, apesar de já ler bastante. Porém eu nunca encontrei um lugar onde nao me julgariam por achar que a luta entre os sexos não é assim tão saudável. É triste ver algumas atitudes de mulheres que, infelizmente, eu vejo ser a maioria. Também acho que passamos do ponto em vários aspectos e temos consequencias bem ruins pra sociedade (nao acho que isso é o unico para os problemas da família motivo, mas é um dos muitos).Ah! Meu nome é Thais hehehehe

    ResponderExcluir
  20. Thais: Concordo plenamente. Acho q somos diferentes e exigimos ciss diferentes... se te intereça tem um texto do Paulo Brabo q fala sobre isso no "Bacia das almas". vou procurar o nome!
    É um prazer te-la aqui. bjs

    ResponderExcluir
  21. Aff...acho que tbm nasci na década errada...será que é por isso que poucos me entendem???...rs...Amei a foto e o texto, e a foto...e o texto tbm...rs...fica com Deus...o dono da criatividade...que flui em vcê!

    ResponderExcluir
  22. Senti tua falta em Minorulandia... não suma mais.

    ResponderExcluir