Nós, eles e um mendigo.

  Esta semana me deparei com pessoas que realmente acreditam que um mendigo está lá por opção dele. Sim, todos sabemos que existem moradores de rua que negam ajuda, que não aceitam ir para clínicas e as vezes nem mesmo remédios. Mas acredito que não é assim tão simples.
  Um mendigo que não aceita voltar para a casa de familiares com os quais já teve problemas, um mendigo que por medo, não aceita ir para uma clinica –depois de ver várias reportagens de maus tratos em muitas dessas-, um mendigo que não aceita entrar numa ambulância, creio que estes ainda assim não estão na rua porque querem. Estão na rua porque as saídas que lhes foram apresentadas não pareceram seguras. Preferem a rua porque muitas vezes nasceram nela e aprenderam assim! Não esqueçam que estamos lidando muitas vezes com pessoas que, pelos anos “selvagens”, perderam os parâmetros. Então diremos “viu, ele que quer..”? Não.
  Começo a ficar com medo quando vou vendo pessoas escoladas acreditando na força do destino. Na imparcialidade aleatória da sorte. Na conveniência de um Deus determinista -com os outros né...-. Desafio todos vocês a, na minha presença, olharem bem no olho de um morador de rua e dizerem: “Você está aí porque é o seu destino” ou “Deus tem um propósito nisso”, ou ainda “Você está aí por uma escolha sua, afinal, todos tivemos as mesmas oportunidades”.
  De quem é a culpa? Ok, vamos por partes:
  Assim como os desastres climáticos do Japão tem mais relação com o silício do meu celular e com o gás carbônico do meu carro, do que com a vontade de Deus, essas pessoas também não foram postas ali por Deus. Pelo menos não pelo meu. Elas são consequência de um formato político-econômico-social que desde lá atrás desequilibrou a sociedade em castas. Um modelo movido pelo desequilíbrio de poderes que chegou a ser culturalmente aceito. Preconceitos raciais, étnicos e sexuais também causam exclusões que, se lembrarmos que inviabilizam empregos, podem gerar mendigos também. Basta ver os mexicanos nas ruas de NY. Afirmo sem medo que não, não foi o destino nem Deus que o pôs lá. Mas sim um sistema do qual eu não só me aproveito, mas o alimento –logo, a culpa é minha também se eu não faço nada para que isso mude-.
  Se você não se mobiliza para mudar isso, eu não tenho nem moral pra te cobrar. Mas falar que todos os pedintes do mundo existem, porque não tiveram a sua sabedoria e astucia para aproveitar uma oportunidade que todos –supostamente- tivemos, é muita prepotência. Destino deles? Deus que quis? Ah claro, conveniente, como todo calvinista que faz parte sempre da turma dos escolhidos, nunca da outra.

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



6 comentários:

  1. Eu tenho nojo desse Deus que determina que uma vai ser o mendigo da esquina e outra vai ser o Eike Batista.
    Me dá náusea gente que diz que o importante é pregar o evangelho, mas não se lembra que antes de ouvir e entender uma mensagem, a barriga vazia precisa receber alimento.
    Quero esse Deus bem longe de mim. Que ele e seus escolhidos vivam sozinhos.
    Tenho vergonha de mim que falo, falo e falo, mas faço merda nenhuma.

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião acho que um mendigo ou como algumas pessoas chamam "morador de rua"não está lá só porque ele quer, ou porque Deus quis assim , destino...
    Acredito, sim, que existem mil motivos para ele estar ali. Todos têm, assim como nós, uma história de vida.
    É um assunto complexo demais para procurarmos de quem é a culpa.
    Ah, e sobre destino, Deus quis assim,cada pessoa tem sua crença, não é?

    ResponderExcluir
  3. Sou calvinista, mas nunca fiz muita questão de rótulos, muito menos me eximi de ler e refletir nas questões do que creio, acredito e interpreto acerca do mundo onde vivo.

    A questão provocada pelo post é interessante: De quem é a culpa da miséria? De Deus? Do homem? Da sociedade? Minha? Sua?

    Enquanto procurarmos culpados para aquilo que nos aflige nunca vamos solucionar o problema, que é: O mundo perece porque lhe falta conhecimento, o mundo não quer saber de Deus e cada vez mais fica distante do amor que salva, cura e transforma.

    O homem tem suas escolhas, o homem escolhe todos os dias. Nunca tive dúvidas que meu caminho é direcionado pelas escolhas que faço na minha vida.

    E Deus tem as suas, a quem eu nunca procurei perguntar se eram certas ou erradas, nunca achei também que é lícito eu questionar quem me fez.. É como se a 'Monalisa' chegasse a Da Vinci e questionasse que saiu um pouco gorda demais. Eu sou criação, sou pó, e Ele é Deus.. e nunca vai deixar de ser.

    Eu vivo sobre essa ótica.. Procurando ter uma vida que reflita a graça que me resgatou e tendo escolhas que sejam dignas a isto.. Saber que meu futuro/presente/passado é destinado por Deus não me atrapalha em nada, pelo contrário, me motiva.

    Ninguém "vai pro céu" se não quiser, do mesmo jeito que ninguém "vai pro céu" se Deus não querer.

    O post ficou bacana, e acho que me perdi no comentário.. mas indaga e me questiona, e eu gosto disso. Creio que ao invés de apontarmos culpados devemos mostrar a solução, que para nós, crentes (independentes de deterministas ou não) está em Cristo, que ressuscitou para dar ao mundo uma oportunidade de estar perto de Deus. É isso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Sabe o que eu sinto lendo seu post, ou quando escutou as pessoas, ou quando por algum motivo minha raiva repentina me leva a dizer: " PQ Deus quis assim"; "Pq Pai, vc deixou isso acontecer!" ou DEUS tem um propósito pra tudo isso. SINTO: INDIGNAÇÃO por pensar assim, o propósito de DEUS é bom. Se algo saiu errado, foram suas escolhas que te levaram á isso!

    Sempre aprendemos que NADA foge do controle de Deus, ok, certo! Mas vem cá, também sabemos que Deus nos deu o livre arbítrio. SOMOS responsáveis por nossas escolhas!! Nem DEUS, nem o DESTINO são responsáveis pelas nossas escolhas! DEUS não DETERMINOU que fulano seria e viveria nas ruas, na miséria, ou se prostituiria. VISTO que ELE veio para curar as dores e sanar o sofrimento.

    E é intolerável ouvir que alguém prefira viver assim, do que dormir em uma cama limpa e cheirosa. Concordo quando vc diz que, as pessoas tem medo. MEDO do desconhecido.

    Tanto o miserável quanto um sheik de Dubai ao nascer no sofreu um determino de DEUS que assim o seria. Ele já sabia, Ele conhece o futuro, bem como nosso planos. Mas alteramos os planos com as nossas escolhas. Sejam elas politicas, sentimentais, profissionais, etc.

    Ou seja: Somos sim resultado das nossas escolhas, como dizem poraí. E acrescento além das nossas escolhas, das dos nossos ao redor. Ou somos robôs programados para seguirmos um plano pre determinado, e não há nada do que possamos fazer pata altera-lo!

    O mendigo esta ALI, por medo, por uma sociedade incapacitada de o acolher como se deve, por uma igreja que o alimenta da palavra e não de vitamina A, B, C e carne vermelha, e por tantas outras razões. MAS não pq DEUS quis assim, ou PQ o DETINO dele era esse, ou simplesmente pq ele prefere!!! Vai muitoo além!

    Entendeu?haha...

    ResponderExcluir
  5. Acho que seria interessante perguntar a pessoa em situação de rua (sim, este é o termo utilizado para se referir a pessoas nessas situações) por que ela está ali. Pode ser muito esclarecedor ouvir do próprio...Acho que cabe aqui algo que ouvi uma vez: "E da mesma forma que nenhuma folha amarelece senão com o silencioso assentimento da árvore inteira, assim o malfeitor não pode agir mal sem o secreto consentimento de todos nós." Transcrevendo, o "mendigo" não se torna "mendigo" sem o secreto consentimento de todos nós, diria inclusive, de Deus.

    ResponderExcluir