O que é vida simples?




Cada vez mais vejo pessoas jurando buscar uma vida simples. Dizem que ajuda o colesterol, reduz varizes, hipertensão. Prescrevem como remédio. Sugerem como “dica de amigo”. Dão conselhos em formas de frases de efeito. Dizem ter horror a megalópoles.
Mas... “O que é vida simples?” Essa pergunta eu fiz para pelo menos 20 pessoas antes de escrever este texto. E 18 das respostam foram absurdamente sem sentido para mim. Quase que inevitavelmente caiam em “doar aos pobres”, “não comprar tanto”, “não buscar tanto o dinheiro”, “comer coisas naturais” e uma verborreia bastante questionável.
E se eu tivesse apenas uma camiseta branca e uma preta, um chinelo de couro, morasse numa casa de pedra de um cômodo, buscasse num armazém uma garrafa de leite de vidro sem tampa e uma baguete de pão para o café e carregasse o cestinho da minha bicicleta e ganhasse a vida tocando meu baixo acústico numa pequena cantina local? Eu teria uma vida simples? E se a tudo isso eu acrescentasse: “e internet num MacBook Pro”? Aí mudaria tudo? E se eu colocasse essa casa no meio de uma plantação de lavanda no interior da Toscana? Aí não seria mais simples? Por que? Porque é na Itália? E se fosse numa vila em Minas Gerais? Aí é?
E se eu morasse num triplex em NY, tivesse a minha multinacional, acompanhasse as oscilações da bolsa pelo aplicativo no meu tablet e tivesse um Porsche? Então de cara já da pra ver que a vida não é nada simples? Mas e se eu revelar que eu corro todas as manhãs no Central Park, como apenas frutas e legumes sem agrotóxico, levo e busco meus filhos todos os dias na escola e ajudo a creche Holly Kids com 7 mil dólares por mês? Ai não é vida simples ou é?
Ou talvez se eu tivesse um sonho e seguisse este sonho!? Isso! Tatuaria carpe-diem no meu braço malhado e iria para o litoral toda semana. Viveria sem maiores desconfortos sob o Sol e sobre a areia. Esqueceria de tudo e de todos dessas metrópoles capitalistas! Ai eu teria uma vida simples?
E os monges que passam o dia rezando e buscando a paz interior? São da vida simples? Mesmo lutando a vida inteira contra a vontade maluca de encostar numa mulher? –que eu sei que eles têm- E os adolescentes do Xingu que vivem na mata e sobrevivem da cultura de artesanato? Estes são? Ainda que loucos para virem para São Paulo e terem um Ipod?
E então? O que é vida simples? Gostaria que alguém me ensinasse uma definição que fizesse sentido para mim. Vamos sair dessa masturbação mental de “frases de agenda” e vamos conversar?
Pra você, o que é “Vida Simples”? Eu, não sei...

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



34 comentários:

  1. Na bíblia tem uma definição boa para isso, Eclesiastes 9:7 até o 10.
    Mas uma coisa q eu percebi, é q tentar ser feliz é o melhor forma de não ser. Pois assim você não corre atrás da felicidade. Correr atrás da felicidade é como a lenda da caixa de pandora. Quando a caixa é aberta são despejaos males contra a humanidade, e o pior e o último dos males é a esperança, q faz a dor durar mais.
    Outra coisa q eu aprendi com um filósofo, q se não me engano escreve para a folha, é q a felicidade uma opção. Uma coisa q eu percibi naquele pobre infeliz é q de tanto ser provérbico, me tronei eclesiástico e deixei de ser cantárico.
    Para mim a melhor resposta q eu posso dar-lhe é, a melhor forma de ter uma vida simples, é não pensar sobre isso, pensar nos outros deixa a mente saúdavel, mas pensar sobre si (na maioria das vezes), ou melhor viver pensando em si, mata a vida

    ResponderExcluir
  2. Quando dizemos que um número é composto, é porque ele é um inteiro mais umas partes. Quando dizemos que um sujeito é composto, é porque ele é constituído de mais de um termo. Composto químico é formado por vários elementos simples...

    Bem, vida simples deve ser aquela que é única. Uma mesma cara para toda a vida. Uma mesma vida, e não várias. Uma vida simples provavelmente é aquela que é uma só, que não se divide e nem é composta por várias partes...

    Bom ... acho que você me inspirou para escrever um texto no meu blog ... hehehe ... tomarei a liberdade e em breve te envio um rabisco.

    Abraço Minus!

    ResponderExcluir
  3. vida simples eh viver no mato..
    acordar cedo comer baixaria.
    Trabalhar muito sob sol e chuva.
    Almoçar feijao com couve, arroz branco, farinha crocante num prato fundo e servido bem quente, tudo isso numa mesa comprida com a familia e os companheiros, conversando e sorrindo.
    Sem TV pra interferir, celular pra tocar e acesso online pra verificar. No maximo ao som baixo e de vez em quando uma musica caipira tocando ao fundo.
    Trabalhar muito.
    Fazer uma roda de tereré pro intervalo, se possivel servido gelado; cigarro de palha e contar estorias sem pé nem cabeça pra dar rizada.
    Eh respirar bem, aliviado ao dever cumprido. Eh dormir cedo, se possivel na rede sem carapanã e preparar para o outro dia exaustivo.
    E reservar o domingo pro descanso, pra prece, pro futebol com amigos ou o da TV da Vila, pro churrasco sem frescura a cerveja gelada e caminhar descalso.
    Assim que levo com simplicidade quando tou saturado do ma minha vida!

    ResponderExcluir
  4. Uma vida simples?

    A vida não é simples (falando das diversidades, da aleatoriedade, do mundo).

    Mas SER simples é simplesmente não complicar aquilo que ja é difícil. Não problematizar a vida.

    Porém, é a uma vida sem evolução. Inerte, monótona.

    Se uma vida simples for não ter tensões, eu não a quero. Pois não evoluo. Mas invejo com lida com os problemas sem fazer grandes casos...

    Em relação ao texto, acho que uma vida simples tem muito mais haver com o ser ao invés do ter (e o ter foi muito abordado no texto).

    Em suma: Os simples alcançam a paz e a satisfação com facilidade. Mas os complexos, os insatisfeitos, os em conflito, os revoltados... Esses mudam! O mundo, a si mesmo... positivamente ou negativamente.

    Mas ainda sim, invejo os simples... pois eu não sou um deles.

    ResponderExcluir
  5. Cara, muito bom o texto...

    E aqui vai o que penso...

    Viver simplesmente é viver feliz... Mas quando se fala em viver feliz todos já pensam em viver sorrindo, viver brincando, não ter nenhum problema com nada e com ninguém...

    Mas será que é isso mesmo???
    Acho que não, ser feliz é passar por tempos de alegria e de tristeza; passar por amores e desamores. Mas mesmo passando por coisas não tão boas, saber que está vivo é um grande motivo para ser feliz(não é só saber que estou vivo, pois saber que estou vivo e fácil, viver por viver é uma tarefa muito simples...) Saber que estou vivo para compartilhar sentimentos; participar de relacionamentos; compartilhar um sorriso triste, uma lágrima alegre(e vice-versa)...

    Enfim, como já havia dito, vida simples é vida feliz... Mas é sabido que felicidade é um sentimento extremamente individual e, se vida simples é sinônimo de vida feliz, posso concluir que vida simples também é uma questão individual... Cada um sabe o que é, para si, ter uma vida simples... E minha concepção é essa, vida simples = vida feliz...
    Por fim, acho que dentro desse mesmo tema há outra pergunta a ser feita: Viver Simplesmente ou Simplesmente Viver??? Existir ou Viver??? Pra mim outra questão interessante...

    Mais uma vez te parabenizo pelo texto...

    ResponderExcluir
  6. Felipe, pelo numero de coisas que vc falou... ser feliz é muito complicado! kkkk

    ResponderExcluir
  7. H e Felipe: quem disse que uma vida simples é uma vida feliz? hehehe

    Minoru: Tomei a liberdade sem nem te perguntar http://brunoreikdal.blogspot.com/2011/11/vida-simples.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Foi ele quem disse isso! kkkk

    Achei minha síntese supimpa!

    ResponderExcluir
  9. Definir uma vida simples é complicadissimo, pois a simplicidade de uma vida está muito atrelada em minha opinião, no tamanho do fardo que ela é pra nós.

    Por isso creio que uma vida simples está atrelado ao ser uma pessoa simples é pra ser uma pessoa simples devemos levar a vida com leveza.

    Vive simples aquele que escreve a vida com o lápis que lhe foi dado e mesmo assim escreve com a melhor letra possivel.

    Adorei o Texto

    ResponderExcluir
  10. Na minha opinião ter uma vida simples, é não complicar...
    ao ter problemas, lutar pra resolver, ao ter bons momentos, parar pra aproveitar.

    viver sem complicar.

    se ter um Ipad te fizer feliz, vá e compre um, sem o peso de querer ser simples.
    o simples deixa de ser simples quando vc começa a batalhar pela simplicidade...

    pra mim vida simples é simplesmente vida. sem tirar nem por.

    Abraços e parabéns pelo texto!
    Rodrigo de Moraes

    ResponderExcluir
  11. O @BrunoReikdal tem uma idéia parecida com a minha.

    Muitas pessoas veem simplicidade com ''não ter'' ou ''ter menos'' não buscar exageros, excessos e etc.

    Uma vida simples talvez comece com a certezas do que se busca na vida!
    Simplicidade é relativo, o que pode ser simples para uma pessoa pode não ser para outra!

    Eu não sei se sou uma pessoa simples, aprecio sim coisas que talvez para algumas pessoas não seja nada!

    Simplicidade é relativo. Cabe mais aos seres humanos buscarem o que realmente traz felicidade a suas vidas, independente se isso é simles ou não !

    Beijo Mi saudadeeeee !!!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. na real? não faço a minima ideia... hahaha
    eu tenho o mesmo pensamento que você tem, eu to cansado de frases de caminhão sem fundamento algum.
    Mas, se eu fosse arriscar, de ante mão eu diria: Vida em comunhão, não viver para sí, mas sim para todos, porque todos são um só.

    ResponderExcluir
  14. O que é vida simples? Você e seus questionamentos que me deixam intrigada...e me fazem pensar...rs.
    Bom quando li e leio essa pergunta me vem apenas uma definição pra ela...
    Concordo com o que disseram ai em cima de que cada um tem sua própria definição para o que é simples.
    Então vou tentar...
    "Ser" e "Ter" não define simplicidade. Dependendo de como se interprete, ambos soam egoístas.
    Uma pessoa rica e outra pobre podem viver uma vida simples. Porque uma vida simples está mais ligada a valores... Do que nas condições financeiras que se esta vivendo.
    Então não me limito, coloco tudo que defina a palavra simples a Jesus aquele que ensinou e ensina o que realmente são valores...DURADOUROS...ETERNOS.
    Aquele que nos ensinar a viver...
    Bju

    ResponderExcluir
  15. fala mino!

    estava passeando pela internet e vi seu texto... como ando me informando muito sobre o caminhar (correr) da vida moderna, acho que posso contribuir aqui um pouco para o seu questionamento...

    Presumo eu que a ideia do seu texto tenha surgido da constatação de um anseio, que compete, a quem é submetido a essa vida metropolitana da qual vivemos. Que antes de um anseio por uma vida simples é um anseio por uma vida diferente.

    isso não é uma constatação mas uma especulação... então antes me sinto obrigado a uma constatação antes:

    Sociedades capitalistas (a nossa) é submetida a um forte ideal de objetividade/praticidade/utilidade.

    é aqui que vou discordar do seu texto... porem levando em consideração as seguintes modificações:

    como você mesmo apontou, acho incoerente a busca por uma vida simples... porem você também a percebeu como sintomática. Então antes de achar que estamos todos loucos, acho que ninguém busca uma vida simples e sim uma vida diferente da qual estamos submetidos.

    Acredito que esse anseio por uma vida simples (ou diferente)vem da falta de sentido (da qual a necessidade por dar objetividade e utilidade a tudo) que essa vida nos submete. O nosso "mal do século" como é chamado.

    Ipods, ferraris e mansões são objetos utilitários que quando postos como objetivo são demônios. é nisso que o mercado capital aposta todas suas fichas, pois transforma o seu objetivo em um objeto fetichista e aí, o que era algo sem necessidade (uma ferrari) as luzes do fetichismo vira uma extrema necessidade. o fetichismo cega o homem de maneira a ele o colocar acima de tudo... como o seu objetivo... e esse ao meu ver é o grande vilão!

    o espaço é pequeno e espero ter conseguido expressar bem o que queria falar.

    para finalizar:
    quem anseia por uma vida simples anseia por uma vida que nega (ou diminui) ser um consumista o tempo todo e transformar tudo em fetiche (religião, carros, casas, comidas e etc.

    talvez assim (permita-me aqui a crítica) não sejamos obrigados a ver o absurdo que é transformar uma figura como Steve Jobs em mártir, que nada mais foi do que um empresário que contribuiu em muito com a desigualdade social e com esse mundo capitalista super fetichizado e enfim todos os males que considerei acima.
    esse culto a morte de Jobs nada mais é do que o sintoma de uma patologia, e o diagnóstico é a alienação

    deveríamos fugir dela... não é verdade?

    ficaria triste o dia em que as pessoas não tivessem mais esse anseio por outra vida... pois isso nada mais é do que a vontade de fugir dessa alienação da qual somos submetidos.



    abraços!

    ResponderExcluir
  16. Humm...
    Cada vez mais acho que essa história de "vida simples" é tentar explicar algo essencialmente interior com coisas palpáveis: consumo, moradia, produtos, conta bancária, ações.

    O que eu entendo disso é que o estado de espírito, disposição interior, algo bem abstrato apesar de nada genérico, que as pessoas desejam alcançar e só sabem explicar por coisas que podem comprar. Talvez justamente terem alcançado esta elevação, sei lá.

    OK, let's simplificar: Acho que a tal da "vida simples" é como propaganda de perfume. Até tentam explicar através de imagens, "coisificar" (em Artes esse verbo existe) o que é sensitivo - e diz respeito ao mais evanescente dos sentidos, Mas a experiência real só acontece em contato direto, quando você respira aquilo.

    Po, depois de tudo isso pensei em outra coisa: vida simples é fuga dos problemas. Cada um dá a sua solução, mas na real, é uma vida sem problemas e preocupações.

    Será?

    ResponderExcluir
  17. Denis Vini Campos: venho procurando por essa resposta há um tempo.. se alguém der uma boa resposta, não esqueça de compartilhar comigo.. haha

    ResponderExcluir
  18. Lucas Peixoto Curti, hein! Fazer alguma coisa de maneira simples é fazer o necessário, sem delongas. Viver uma vida simples é viver o necessário, e o necessário é aproveitar e ser feliz, independente de como isso é feito (numa fazenda no mato grosso ou em numa cobertura em NY).

    ResponderExcluir
  19. Olha cara, sinceramente eu acho que a tal simplicidade que se pode ter na vida não está ligada a quanto dinheiro se tem ou se deixa de ter, nem ao carro que se tem na garagem e tampouco ao local onde se reside. Eu acredito que por trás de uma vida simples, tem que ter um indivíduo simples. E essa simplicidade consiste no quanto você é apegado a uma série de coisas, e no que é prioridade pra você. Se você for o empresário de NY que vive num triplex, mas o seu coração está preso na sua família, amigos, nos seus princípios morais ou simplesmente mais focado no próximo do que no ego, você não deixa de ser simples. Bom, esse é meu ponto de vista! hahaha, belo post, e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  20. Puxa!
    Não só seu texto como os comentários me fizeram pensar muito...
    Como ter certeza não é meu forte, vou arriscar um palpite.
    Vida simples não tem nada a ver com felicidade. Apesar de achar que a felicidade não é um achado,um resultado e sim os passos no cmainho.
    Concordo quando disseram que a vida simples pode ser relativa, discordo quando dizem que para tê-la é necessário morar no meio do mato, ou viver a vida "carpediem".
    Meu olhar sobre este tema, acaba ficando conturbado, mas vou tentar dizer o que é vida simples para mim, nada de somente comidas naturais, ser vegetariano ou coisa assim.
    Vida simples está mais no olhar, no caminhar, no questionar, sim no questionar.
    Avaliar e organizar o tempo. Sim vida simples pode ser estar numa ferrari no meio da principal avenida de NY, se o nosso olhar for no vento no rosto, no cabelo voando...
    Sinto que cada vez mais temos nos afastado do que é simples, porque talvez erradamente o simples tenha sido associado a monotonia, ao tédio...não fazer nada...
    Simples para mim, é apesar de estar toda quebrada, ter me permitido extravasar meus limites em uma tarde de vôlei de areia com a irmã, e no meio da correria adoidada dos dias, sentar no meu gramado e pegar um pouco de sol, é também sentar na frente da tv e gastar algumas horas rindo ou chorando de algum filme repetido.
    É "perder" tempo ouvindo minha avó, mesmo quando eu não entendo nada do que ela está falando.
    Se isoloar do mundo e dos problemas não é ter uma vida simples, comer frutas e verduras todo dia não é vida simples, a vida simples que não lhe permite regalias, não é vida simples, uma porção de batatas fritas com maionese, bolo de chocolate ou brigadeiro no fim de um dia cansativo, vida simples é trabalho, é correr atrás dos sonhos, e apesar de tudo isso se deliciar enquanto ensina seu filho a andar de bicicleta.´Simples é chorar quando der vontade.
    Mas, como disse, isso pode ser estúpido para outras pessoas, mas para mim é essencial. Ter uma vida simples, talvez se resuma a administrar bem o nosso tempo, para encaixar corridas pela manhã ou baladas a noite, um fim de semana com a(o) namorada(O), ou uma maratona de filme com os amigos(as)...
    Simples é o que para muitos já se tornou comum, e por vezes é ignorado, como vocÊ mesmo diz, ter uma vida simples pode estar ligado a ter um olhar atento as sutilezas deste mundo, estando em um sítio cercado de montanhas e florestas ou em uma cobertura em Malibu. O simples nem sempre faz sentido,é mais difícil de ser explicado, por isso é simples, por que não se esforça para seguir padrões, e cumprir exigências, apenas é e ponto.


    (gostei:o simples deixa de ser simples quando vc começa a batalhar pela simplicidade...)


    cheguei perto? não sei...
    Abraços minoru!

    Lysis

    ResponderExcluir
  21. Hahahaha Cara brilhante sua forma de criar debate. Adorei.

    Também quero palpitar! Simplesmente me senti na obrigação!rs

    Ok! todo mundo quer ser simples ou ter uma vida simples, alguns reconhecem que nao tem outros que ainda nao tem outros nao reconhecem. Eu? Eh...bom... que importa? A pergunta não era essa!!rs

    Que tal isso?: SIMPLES. Do dicionário:
    Que não é composto, ou que é composto de elementos homogêneos;
    Que não é complicado;
    Sem afetação;
    natural;
    espontâneo.

    E que tal aplicar então desta forma?:
    ''Levar uma vida simples'' - Ser quem você é, até que não seja mais, ter a opinião que tiver até que mude de ideia, acreditar naquilo que acredita até que acredite em outra coisa! Simples Assim!

    O que estou tentando dizer (e muito mal por sinal) é: Ser um único ser em todos os momentos independente de quem quer que esteja perto, qual seja o interesse, independente se quer morar numa cabana ou num ap em NY! Fazer doações milionárias não te faz simples assim como morar embaixo da ponto nao te faz humilde. hahaha na minha opinião!!!E tão somente na minha opinião! Ser simples é ser homogeneo! mesmo que uma mistura, de vontades, personalidades, interesses, crenças, etc etc mas um só.

    Obrigado para quem leu.

    ResponderExcluir
  22. Vida simples?
    Não se define, se vive.

    Mas dizer algo sobre, depende de qual contexto se considera. Para cada um, uma resposta diferente.

    Como exercício podemos olhar para os antônimos possíveis que nos darão diferentes respostas: Complexa, Composta, Rica, Difícil, etc...

    Mas de maneira geral, normalmente se pensa que vida simples é a dos outros.

    ResponderExcluir
  23. Talvez vida simples, seja a alegria de poder olhar para o que se tem sem o peso de saber que se tem mais do que se deveria ter.

    Abraços, sempre boas reflexões
    Calebe Ribeiro

    ResponderExcluir
  24. Tenho mais uma chance? Rsrsrsr

    Talvez vida simples seja a capacidade de ser desapegado. Não importa o que se tenha ou o que se faça, mas sim se sou desapegado.

    Calebe Ribeiro

    ResponderExcluir
  25. O que é vida simples?

    Ser, ter, estar, fazer.
    Simples é viver!!!

    Prefiro ser simples pra responder! kkkk

    ResponderExcluir
  26. Uma vida simples é se alegrar com o que é pequeno e se surpreender com o que é grandioso.

    ResponderExcluir
  27. é viver sem reservas.
    a simplicidade não se esconde.ela é e pronto.


    bom, acho isso.
    me visita lá!

    ResponderExcluir
  28. Ser simples é diferente de ser pobre. Simplicidade é encontrar felicidade no desapego e conforto no apego.

    ResponderExcluir
  29. Talvez isso acrescente em algo... : "Tenho um profundo amor à simplicidade, e o confesso: o que amo não é
    nenhum leito faustosamente preparado, não são de modo algum roupas que se
    tiram do fundo de um baú, que se torturam debaixo de pesos e de inúmeros
    parafusos, para obrigá-las a ficarem com lustro,272F
    mas um costume simples e
    grosseiro que se conserva sem cuidado e que se usa sem escrúpulo.
    O que eu amo não é uma alimentação que muitos escravos preparam e
    olham comer, que se encomenda não sei quantos dias antes e que é apresentada por
    não sei quantos braços: são pratos fáceis de achar e de preparar, que não têm nada
    de requintado, nem de raro; relativamente aos quais se tem certeza de que não
    faltarão em nenhuma parte, que não pesam nem à bolsa nem ao estômago e que
    não tornam a sair de nenhum modo por onde eles entrarem.
    O que eu amo é um servo simplesmente vestido, um pequeno escravo
    desajeitado, é a maciça baixela de meu pai, homem rústico, cuja argentaria não
    trazia nem gravações, nem mesmo o nome do artífice; é uma mesa que não
    deslumbra pelas suas cores marmóreas e que não seja conhecida de toda cidade por
    ter pertencido sucessivamente a toda uma série de amadores, mas que seja de uso
    cômodo e diante da qual não se vejam os olhos dos convivas nem arregalarem de
    prazer nem de ciúmes".

    ResponderExcluir
  30. Vida simples é simplesmente viver com amor, não importa se você é o mais Rico do mundo e o mais visado empresário, ou se você é apenas um rapaz que segue colhendo suas verduras na sua pequena plantação no quintal de casa... viver uma vida simples é fazer o necessário para alegrar quem te alegra, amar quem te ama, e servir quem te serve o tempo todo.

    ResponderExcluir
  31. Muito bom o texto...
    eu não sei definir o que é vida simples... mas não consigo relacionar com coisas materiais... eu diria viver com amor e principalmente humildade...

    ResponderExcluir
  32. Vida simples parece uma coisa controversa. Cada um tem uma definição. Quando se fala que vida simples "é boa", isso significa "vida simples" de quem? Para cada um é uma coisa, e acaba virando uma frase reflexiva porque cada um responde o que lhe é bom. Claro que o que é bom é bom, mesmo que cada um tenha o seu conceito diferente. Assim, vida simples é simplesmente simples. Cada um entende algo diferente disso.

    Gostei da resposta antológica: vida simples é vida sem complicação, que exige o mínimo possível de planejamento prévio. Você acorda sem se preocupar como fazer as coisas, simplesmente faz. Você dorme tranquilo, fez tudo o que queria, seja isso nada ou um monte de coisas.

    ResponderExcluir
  33. Vida simples?

    simplesmente, viver....

    viver como se quer, viver com quem se quer e ao lado de pessoas que te permitam ser você mesmo.

    ResponderExcluir
  34. Minoru,

    Isto me inspirou um post, não tão bom quanto o seu. deve sair em breve no "meninas', quando puder passe lá!

    Abraços,

    Roberta

    ResponderExcluir