Mochilão à meu modo


Vejo muitas pessoas que adoram falar de Justiça. Justiça e recompensa. Acalmam as tribulações uns dos outros com o argumento da Lei de Talião. Dizem que tudo o que fizerem voltará em sua direção. Acreditam que as pessoas colhem o que plantam. Repetem em cunho de sermão: “Quem diz o que quer, ouve o que não quer”. Usam Deus como legitimador deste discurso maluco. Quantos pastores já não presenciei pregando isto... Sejamos adultos, não, não é assim. Ninguém “tem o que merece”.
Este é um discurso que nada tem a ver com a realidade, com as estatísticas. Nem mesmo de bonito na essência podemos chama-lo. Muito menos pensar que em algo se assemelha com o Cristo que eu conheço. Verborreia desta magnitude reflete em seu amago corações sem gratuidade. Pessoas que não conseguem fazer o bem, optar pelo mais ético e ir contra a maré do mundo apenas porque é mais bonito, porque gera vida! Pessoas com patologias desta natureza precisam de uma recompensa. Algo que as diferenciem dos “não salvos”. Eu tenho a marca da promessa! Por isso eu não faço isso ou aquilo! Cinismo assim é coisa de gente baixa.
Pergunto aos que têm irmãos: Alguma vez, após fazer uma grande besteira, teu irmão não foi punido pelos seus pais com a intensidade que VOCÊ julgava justa e cabível? O que de veras teus pais fizeram?
O que aconteceu é que esta sede de justiça é tua não deles. Eles amam. Ficam tristes e choram, mas amam. Neles o Amor venceu a raiva. A graça da misericórdia venceu a justiça. O Amor relativiza tudo – http://www.youtube.com/watch?v=wxgK4Oi01J8 -.
Desculpe, mas sucesso amoroso, financeiro, profissional, pessoal, familiar não são recompensas automáticas de uma vida santa, justa, ética, de amor e respeito. Deus não é justo. Deus é gratuito.
Aos que baseiam suas atitudes e escolhas no inferno, ou melhor, no medo dele. Digo que não entenderam nada do evangelho. Aqueles com quem Cristo mais se descontrolava (fariseus, exatamente os da igreja) ele disse : “As prostitutas entrarão no céu antes de vocês” e não “as prostitutas entrarão no céu e vocês não”. O que faz toda a diferença... O inferno em toda a linha da história, foi ferramenta feita pelo próprio homem para dominar, pelo medo, o outro homem. Deus não prende pelo medo, mas pelo amor. Deus ama. E é este Amor que me faz escolher por caminhos e cores mais bonitas apenas porque geram vida! O amor ao próximo deve bastar! Não se deve fazer o bem para receber o bem. Deve-se fazer o bem porque este é o legado de Javé. E o amor que não é gratuito não é amor, mas barganha.
Quando tiver coragem, muna-se de umas mudas de roupa, um cantil de agua fresca e uma bussola. Acrescente à mala uma pitada de ousadia. Transborde todo o resto com Amor. Então, aventure-se comigo pela desafiadora liberdade da trilha de Jesus Cristo de Nazaré.

Use seu Facebook ou ID Google, poste aqui o que você pensa. É importante...



10 comentários:

  1. Que lindo esse texto! Gostaria de comentar mas estou até um pouco confusa por refletir sobre isso. Vamos tentar: por que não recebemos o bem ao fazer o bem? Não digo de outras pessoas, mas digo daquela sensação agradável ao se fazer o bem. Talvez seja "simplesmente" (e uso essa palavra sem desprezar a sensação porque as melhores coisas da vida são simples) essa a recompensa. Admirar o quadro colorido que fizemos.

    ResponderExcluir
  2. Kath:Isso não é um pouco de egoísmo? fazer o bem para sentir essa sensação de "fiz minha boa ação hoje"? não faz muito sentido para mim... Essa pode sim ser uma leitura de "receber o bem em troca", mas a questão é: Isso é suficiente para todo mundo? Pra você, tudo bem se não existisse inferno? Tudo bem se alguém que mata, rouba e estupra ter o mesmo fim que você? O que você pensa disso? Pra mim tudo bem.... o Amor é gratuito, não deve haver troca nisso... isso só deixa tudo mais bonito..não a troca de amor, sim ao encontro de dois unilaterais (o que é bem diferente).

    ResponderExcluir
  3. Engraçado...
    Dias atras briguei com uma pessoa mto importante pq ela disse que eu fazia as coisas esperando receber de volta... na hora disse que nao era verdade... depois comecei a refletir e comecei a chorar... eu soh pensava em uma coisa... "eu nao quero ser assim... eu nao quero..." e apenas chorava... de vergonha... O amor eh gratuito... O amor ao proximo deve bastar... nao poderia concordar mais... acho linda essas palavras... e digo por mim, com a maior sinceridade, que nem sempre eh facil...

    Ótimo texto...

    ResponderExcluir
  4. Trlhar pelo caminho da gratuidade, é disso que precisamos!Parabéns por mais um texto brilhante regado de graça!

    ResponderExcluir
  5. Isso deveria ser tão óbvio quanto respirar, mas infelizmente não é assim...

    A propósito,na minha opinião Deus é justo sim e por isso ele não age conosco conforme merecemos pois ele é amor e por ser amor é justo ao que ele é , ser gratuito.

    Gostei do texto ;)

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. "Desculpe, mas sucesso amoroso, financeiro, profissional, pessoal, familiar não são recompensas automáticas de uma vida santa, justa, ética, de amor e respeito. Deus não é justo. Deus é gratuito."

    Muita coisa coisaria em muitas pessoas se eles entendessem seu único páragrafo...

    Belo post!

    ResponderExcluir
  8. Estou trilhando por ela...e é surpreendente...

    ResponderExcluir
  9. Olá Raphael,
    estou de passagem por aqui e
    li seu texto. Uma frase que me chamou atenção foi "Deus não é justo. Deus é gratuito."
    Sabe, Minoru, concordo com o fato de Deus ser gratuito... mas a questão é que por Deus ser JUSTO Jesus teve que passar pelo que sabemos.
    A justiça Dele é perfeita. Ele é justo e por isso estaríamos ferrados se Jesus não viesse e pagasse o preço que eu e vc devíamos.
    Por isso hoje existe a GRAÇA.
    Por isso hoje é gratuito.
    Porque um preço foi pago.

    Isso sim me faz querer ser alguém bom simplesmente por ser e não por ter.

    Que Deus te abençoe, querido.
    Vc é um rapaz muito inteligente.

    ResponderExcluir